A estatística do Censo de 2005/06 do IBGE, é de que 1.300.000 produtores produzem o leite brasileiro.
Será que, passados 7 anos de grandes transformações no país e no setor, é esse realmente o quadro? Acreditamos que não. Ainda que o número de produtores seja muito elevado se comparado a outros países, nossa percepção é que a maior parte do leite hoje é produzido por um produtor de porte bem maior do que os de 70 litros diários.
O Projeto “Quem de fato produz o leite brasileiro?” é uma iniciativa simples do MilkPoint e da Leite Brasil, mas poderosa à medida que pode revelar quem produz a maior parte do leite inspecionado do país.
Através dela, teremos uma ideia mais clara e atual de quem de fato tem condições de responder aos estímulos de mercado – para esses produtores, é necessário que tenhamos políticas públicas focadas em expansão, tecnologia, capacitação gerencial.
Certamente, há um grande número de produtores com volume comercializável muito pequeno e com pouca possibilidade de crescimento e mesmo de alternativa de renda. Políticas públicas de amparo a esse produtor são necessárias, mas nos parece evidente que não são as mesmas dos produtores ditos profissionais, sejam eles familiares ou não.
Como funciona o Projeto?
É muito simples. Utilizando a classificação utilizada pelo IBGE, acrescida de alguns níveis de produção mais elevados, vamos levantar, junto aos principais laticínios, quantos produtores e quantos litros de leite em média são produzidos em cada classe:
O objetivo é levantarmos os dados referentes a Junho de 2013. Eventualmente, o levantamento poderá ser refeito em outras épocas. Acreditamos que teremos mais de 50% do leite inspecionado se obtivermos sucesso na iniciativa.
Os dados individuais não serão em hipótese alguma divulgados. A empresa, ao participar, tem os seguintes benefícios:
- uma ideia precisa de como está a estratificação de sua coleta de leite se comparada a média nacional;
- contribuirá para que tenhamos um melhor conhecimento do setor, com efeito nas políticas públicas
- contribuirá para que melhoremos a imagem do setor, produzindo um dado mais condizente com a realidade
Para sua empresa participar, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.
O prazo para recebimento das informações e compilação das mesmas é 31 de julho. Em caso de dúvidas, ligar para Carlos (19) 3432-2199 ou envie um e-mail para carlos@agripoint.com.br.
