Comer alimentos com menos gordura leva as pessoas a ter uma resposta positiva, enquanto o consumo de iogurte sabor baunilha torna as pessoas felizes. Os iogurtes com frutas não mostraram muitos efeitos nas emoções das pessoas. A autora do estudo, Jozina Mojet, do Food and Biobased Research, na Holanda, disse que esse tipo de informação pode ser importante para os processadores de produtos, à medida que dá à eles informações sobre a reação subconsciente dos consumidores.
Três grupos de pelo menos 24 pessoas receberam um par de iogurte da mesma marca, mas marcados de diferentes formas. Cada um tinha um sabor e um teor de gordura diferente. O estudo avaliou a forma como as pessoas olharam a embalagem, bem como a cara das pessoas durante o consumo. Foi utilizado um “teste de projeção emocional”, bem como uma reação autobiográfica ao teste. “No teste de projeção emotiva, as pessoas classificaram fotografias após terem ingerido o iogurte. Isso mostrou diferenças claras em dois dos três pares de iogurte”. O teste focou menos no alimento e mais nas emoções e no humor com a evidência fotográfica. Isso é algo que o estudo disse ser uma vantagem, à medida que as pessoas evitam pensar sobre o produto.
“O estudo não usa métodos artificiais para expressar o humor das pessoas e não pede para a pessoa expressar seus próprios sentimentos como outros métodos fazem. Isso deduz os efeitos positivos e negativos sobre o humor de mudanças na forma como outras pessoas são vistas. Apesar de isso parecer menos direto, é a melhor forma de se aproximar do estado emocional não reflexivo do sujeito”. Os pesquisadores acham esse método de avaliar o produto melhor do que a forma tradicional de simplesmente perguntar diretamente aos consumidores sobre como eles se sentem. Esse método é menos controlado pelo pensamento consciente, disseram os pesquisadores.
As informações são do Dairy Reporter.