Pesquisa holandesa mostra que iogurte de baunilha deixa as pessoas mais felizes

Um estudo sugere que os consumidores têm respostas emocionais positivas ao iogurte com sabor baunilha ou com baixo teor de gordura. O estudo, chamado "Are implicit emotion measurements evoked by food unrelated to liking?", avaliou quais efeitos diferentes tipos de iogurtes têm nas emoções das pessoas. Mudanças no teor de gordura e o sabor baunilha mostraram ter um "forte efeito emocional positivo".

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Um estudo sugere que os consumidores têm respostas emocionais positivas ao iogurte com sabor baunilha ou com baixo teor de gordura. O estudo, chamado “Are implicit emotion measurements evoked by food unrelated to liking?, avaliou quais efeitos diferentes tipos de iogurtes têm nas emoções das pessoas. Mudanças no teor de gordura e o sabor baunilha mostraram ter um “forte efeito emocional positivo”.

Comer alimentos com menos gordura leva as pessoas a ter uma resposta positiva, enquanto o consumo de iogurte sabor baunilha torna as pessoas felizes. Os iogurtes com frutas não mostraram muitos efeitos nas emoções das pessoas. A autora do estudo, Jozina Mojet, do Food and Biobased Research, na Holanda, disse que esse tipo de informação pode ser importante para os processadores de produtos, à medida que dá à eles informações sobre a reação subconsciente dos consumidores.


Três grupos de pelo menos 24 pessoas receberam um par de iogurte da mesma marca, mas marcados de diferentes formas. Cada um tinha um sabor e um teor de gordura diferente. O estudo avaliou a forma como as pessoas olharam a embalagem, bem como a cara das pessoas durante o consumo. Foi utilizado um “teste de projeção emocional”, bem como uma reação autobiográfica ao teste. “No teste de projeção emotiva, as pessoas classificaram fotografias após terem ingerido o iogurte. Isso mostrou diferenças claras em dois dos três pares de iogurte”. O teste focou menos no alimento e mais nas emoções e no humor com a evidência fotográfica. Isso é algo que o estudo disse ser uma vantagem, à medida que as pessoas evitam pensar sobre o produto.

“O estudo não usa métodos artificiais para expressar o humor das pessoas e não pede para a pessoa expressar seus próprios sentimentos como outros métodos fazem. Isso deduz os efeitos positivos e negativos sobre o humor de mudanças na forma como outras pessoas são vistas. Apesar de isso parecer menos direto, é a melhor forma de se aproximar do estado emocional não reflexivo do sujeito”. Os pesquisadores acham esse método de avaliar o produto melhor do que a forma tradicional de simplesmente perguntar diretamente aos consumidores sobre como eles se sentem. Esse método é menos controlado pelo pensamento consciente, disseram os pesquisadores.

As informações são do Dairy Reporter.
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