Pesquisa busca forma natural de aumentar a melatonina no leite
Você se lembra daquele velho truque da vovó? Um copo de leite morno antes de dormir? Mais do que uma superstição, um copo de leite pode realmente ajudar a termos um sono mais tranquilo. Isso porque o leite naturalmente contém triptofano e melatonina, substâncias que estão cientificamente relacionadas ao bom sono. Agora, o curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia do Leite da UNOPAR vai além, pesquisando uma forma natural de aumentar a quantidade de melatonina no leite.
Você se lembra daquele velho truque da vovó? Um copo de leite morno antes de dormir? Mais do que uma superstição, um copo de leite pode realmente ajudar a termos um sono mais tranquilo. Isso porque o leite naturalmente contém triptofano e melatonina, substâncias que estão cientificamente relacionadas ao bom sono. Agora, o curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia do Leite da UNOPAR (Universidade Norte do Paraná) vai além, pesquisando uma forma natural de aumentar a quantidade de melatonina no leite.
Arte: Cows at night, Rigabow Jones
A melatonina é um hormônio produzido pelos seres vivos e que ajuda a regular o ciclo biológico do sono. Conforme envelhecemos, produzimos cada vez menos melatonina, o que pode ser um dos fatores relacionados aos distúrbios de sono em adultos ou idosos. Uma das possibilidades é a suplementação com a forma sintética do hormônio, prática que desponta nas listas das automedicações da modernidade.
Outra opção, e sem contra indicações, é escolher alimentos que naturalmente contenham melatonina e/ou triptofano. O leite é um deles. Nos animais, o ciclo de produção da melatonina varia junto com a luminosidade, que no final também é excretada no leite. Esse fator é determinante para o desenvolvimento da pesquisa feita pelo professor Dr. Agostinho Ludovico e seu orientado Edilson Bruno Romanini.
O objetivo é investigar os principais fatores que levam os animais a produzirem leite com mais melatonina, como luminosidade, estações do ano e outros. As respostas irão auxiliar produtores e indústrias a decidirem qual a melhor estratégia para a produção e seleção do leite com mais melatonina. Sem grandes investimentos, essa prática também agregaria mais valor ao leite, pois colocaria no mercado um produto diferenciado.
A pesquisa é feita num dos maiores polos leiteiros do Brasil, o município de Castro - PR. A estimativa é que até o final de 2016 ela esteja concluída e seus resultados publicados até 2017. Até lá os pesquisadores vão passar boas noites sem dormir.
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
ANTONIO INACIO FERRAZ
QUATÁ - SÃO PAULO - ESTUDANTE
EM 05/06/2016
MUITO BOM A PESQUISA - ANTONIO INACIO FERRAZ TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA´RIA E ELETRÔNICA.
Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante.
Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa
Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.