Os pesquisadores chineses estudaram 205 voluntários com idade superior a 45 anos. Os indivíduos do grupo de intervenção receberam por via oral 300 mL/d de iogurte suplementado com uma cepa probiótica, Lactobacillus paracasei N1115 (N1115), 3,6 × 107 CFU/mL durante 12 semanas, enquanto aqueles no grupo controle mantiveram sua dieta normal sem suplementação probiótica.
Os autores descobriram que, em comparação com o grupo controle, o número de pessoas diagnosticadas com infecção do trato respiratório superior (ITRS) aguda e, o número de eventos da mesma, diminuíram significativamente no grupo de intervenção: o risco de ITRS foi de 55% do risco no grupo controle.
Os autores disseram que seus resultados estão de acordo com um estudo anterior sobre a adição de L. delbrueckii ssp. bulgaricus OLL1073R-1 no iogurte, que registrou resultados semelhantes. No entanto, outros estudos sobre bebidas lácteas fermentadas com L. casei DN-114 001 ou Lactococcus lactis ssp. lactis JCM5805 produziram resultados com incidências semelhantes de infecções, mas com duração reduzida da condição.
Mais pesquisas
Eles disseram que o consumo de iogurte contendo N1115 pode proteger contra o risco de ITRS aguda em pessoas de meia idade e idosos, visto que o N1115 estimula a imunidade das células T.
Entretanto, eles observaram que como o estudo foi limitado a um teste de controle em branco, é necessário um ensaio mais adequado, controlado por placebo, para esclarecer claramente o efeito imune da cepa N1115 no futuro. O estudo foi apoiado pela Shijiazhuang Junlebao Dairy Co. Ltd.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.