Pesquisa aponta que iogurte com probióticos pode proteger os idosos contra infecções respiratórias

Um estudo na revista Clinical Interventions in Aging disse que o iogurte suplementado com probióticos pode proteger idosos saudáveis de infecções respiratórias. Os pesquisadores chineses estudaram 205 voluntários com idade superior a 45 anos.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Um estudo na revista Clinical Interventions in Aging disse que o iogurte suplementado com probióticos pode proteger idosos saudáveis de infecções respiratórias.

Os pesquisadores chineses estudaram 205 voluntários com idade superior a 45 anos. Os indivíduos do grupo de intervenção receberam por via oral 300 mL/d de iogurte suplementado com uma cepa probiótica, Lactobacillus paracasei N1115 (N1115), 3,6 × 107 CFU/mL durante 12 semanas, enquanto aqueles no grupo controle mantiveram sua dieta normal sem suplementação probiótica.

Os autores descobriram que, em comparação com o grupo controle, o número de pessoas diagnosticadas com infecção do trato respiratório superior (ITRS) aguda e, o número de eventos da mesma, diminuíram significativamente no grupo de intervenção: o risco de ITRS foi de 55% do risco no grupo controle.

Os autores disseram que seus resultados estão de acordo com um estudo anterior sobre a adição de L. delbrueckii ssp. bulgaricus OLL1073R-1 no iogurte, que registrou resultados semelhantes. No entanto, outros estudos sobre bebidas lácteas fermentadas com L. casei DN-114 001 ou Lactococcus lactis ssp. lactis JCM5805 produziram resultados com incidências semelhantes de infecções, mas com duração reduzida da condição.

Pesquisa aponta que iogurte com probióticos pode proteger os idosos contra infecções respiratórias

Mais pesquisas

Eles disseram que o consumo de iogurte contendo N1115 pode proteger contra o risco de ITRS aguda em pessoas de meia idade e idosos, visto que o N1115 estimula a imunidade das células T.

Entretanto, eles observaram que como o estudo foi limitado a um teste de controle em branco, é necessário um ensaio mais adequado, controlado por placebo, para esclarecer claramente o efeito imune da cepa N1115 no futuro. O estudo foi apoiado pela Shijiazhuang Junlebao Dairy Co. Ltd.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?