Peptídeo do leite tem capacidade de matar células cancerígenas de estômago

Um novo estudo de uma equipe de pesquisadores de Taiwan indica que um fragmento de peptídeo derivado do leite bovino, conhecido como lactoferricina B25 (LFcinB25) exibiu uma potente capacidade anticâncer contra culturas de células de câncer de estômago humano.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Um novo estudo de uma equipe de pesquisadores de Taiwan indica que um fragmento de peptídeo derivado do leite bovino, conhecido como lactoferricina B25 (LFcinB25) exibiu uma potente capacidade anticâncer contra culturas de células de câncer de estômago humano.

As descobertas, publicadas na edição de dezembro do Journal of Dairy Science, forneceram suporte para o uso futuro do LFcinB25 como um potencial agente terapêutico para o câncer gástrico.

“O câncer gástrico é uma das causas mais comuns de mortalidade relacionada ao câncer no mundo todo, especialmente nos países da Ásia”, disse o pesquisador do Departamento de Biotecnologia e Ciência Animal da Universidade Nacional Ilan, de Taiwan, Wei-Jung Chen. “Em geral, as principais terapias curativas para o câncer gástrico são cirurgia e quimioterapia, que que somente são bem sucedidas se o câncer é diagnosticado no estágio inicial. Estratégias novas de tratamento para melhorar o prognostico são urgentemente necessárias”.

Os pesquisadores avaliaram os efeitos de três fragmentos de peptídeos derivados da lactoferricina B, um peptídeo do leite que tem propriedades antimicrobianas. Somente um dos fragmentos, o LFcinB25, reduziu a sobrevivência das células do adenocarcinoma gástrico humano de forma dose-dependente e tempo-dependente.

Pelo microscópio, os pesquisadores puderam ver que depois de uma hora de exposição às células do câncer gástrico, o LFcinB25 migrou para a membrana celular das células cancerosas e, dentro de 24 horas, estas tinham encolhido de tamanho e perdido sua capacidade de aderir às superfícies. Nos estágios iniciais à exposição, o LFcinB25 reduziu a viabilidade das células através de apoptose (morte celular programada) e autofagia (degradação e reciclagem de partes velhas ou danificadas da célula). Nos estágios mais tardios, a apoptose pareceu dominar e a autofagia diminuiu.

“Esse é o primeiro trabalho descrevendo a ação recíproca entre apoptose e autofagia na morte celular de células de câncer induzidas por LFcinB25”, disse Chen.

A pesquisa também sugeriu um alvo, o Beclin-1, que pode aumentar a ação citotóxica do LFcinB25. O Beclin-1 é uma proteína em humanos que tem um papel central na autofagia, crescimento do tumor e degeneração de neurônios. Nesse estudo, os pesquisadores descobriram que a quebra do Beclin-1 aumentou de forma tempo-dependente após a exposição ao LFcinB25, sugerindo aos autores uma nova abordagem no desenvolvimento de drogas que podem impulsionar os efeitos anticâncer do LFcinB25.

“A otimização do LFcinB25 usando várias estratégias para melhorar a seletividade deverá produzir novas drogas com potencial quimioterápico para tratamento do câncer gástrico”.

A reportagem é do Dairy Herd, traduzida e adaptada pela equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Nathã Carvalho
NATHÃ CARVALHO

ALEGRETE - RIO GRANDE DO SUL

EM 23/11/2013

Quais alelos estariam associados com a síntese desse peptídeo e com que frequencia foi observado no citado estudo? Neste estudo, de que genótipo eram os animais?
luis alberto dávila
LUIS ALBERTO DÁVILA

PESQUISA/ENSINO

EM 18/11/2013

Creo que es importante que se continúe investigando todas las cualidades del oro blanco que es la leche, gracias por la información y como siempre a las órdenes.
Qual a sua dúvida hoje?