Pecuaristas de MT devem vacinar fêmeas contra a brucelose

Aproveitando o manejo para campanha de vacinação contra febre aftosa, que começou no dia primeiro de novembro e vai ate o dia 30, os pecuaristas de Mato Grosso também devem imunizar as fêmeas, com idades de 3 a 8 meses, contra a brucelose. A campanha é [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Aproveitando o manejo para campanha de vacinação contra febre aftosa, que começou no dia primeiro de novembro e vai ate o dia 30, os pecuaristas de Mato Grosso também devem imunizar as fêmeas, com idades de 3 a 8 meses, contra a brucelose. A campanha é semestral e visa o controle da doença no estado. De acordo com a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) aproximadamente 3 milhões de animais devem ser imunizados contra a brucelose.

O superintendente da Acrimat, Luciano Vacari, explica que os produtores podem imunizar os animais em duas etapas: de janeiro a junho e de julho a dezembro. “Como ocorre a campanha de vacinação contra aftosa nos meses de maio e novembro, os pecuaristas aproveitam o manejo para reduzir custos”.

Já o superintendente do Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa-MT), Juliano Latorraca Ponce, alerta para o prazo de comunicação da vacinação contra brucelose , que deve ser feita no Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) até o quinto dia útil do próximo mês após o termino de cada campanha. “Ou seja, para a campanha deste semestre, os produtores devem comunicar até o quinto dia útil de janeiro de 2015”.

O Indea avisa que a Brucelose é uma zoonose, ou seja, uma doença dos animais transmissível ao homem. A presença desta enfermidade leva a diminuição na produção animal e torna a nossa carne passivel de sansões por barreiras sanitárias, diminuindo a competitividade no comércio internacional.

As vacinas devem ser adquiridas em revendas veterinárias, mediante a apresentação do receituário emitido por médico veterinário. No momento da vacinação de fêmeas de 3 a 8 meses os animais deverão receber a identificação V4 na face esquerda.

Em propriedades com rebanho total de até 40 cabeças, que não forem atendidas por Médicos Veterinários autônomos, a vacina poderá ser realizada por médicos veterinários oficias (Indea/MT).

Propriedades irregulares com a vacinação contra a Brucelose estão impedidas de transitar com bovinos e bubalinos machos e fêmeas de qualquer idade, categoria ou finalidade.

As informações são da Acrimat.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Duarte de Vargas Ferreira
DUARTE DE VARGAS FERREIRA

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/08/2015

Olá bom dia!

Faço rigorosamente a vacinação em minhas bezerras.

Na última vacinação feita sem a minha presença, fizeram erradamente vacina numa bezerra com menos que 90 dias. Agora que a relacionei para receber a vacina no período

correto, vimos o carimbo na cara depois que o veterinário fez a vacina. Conclusão

ela recebeu duas doses. Gostaria de saber se ela ficará soro positivo, para brucelose.

O que devo fazer.  Aguardo

Duarte
Qual a sua dúvida hoje?