Além da recessão econômica, que reduziu o poder de compra do brasileiro, a alta da moeda americana nos últimos meses também contribuiu para o aumento do valor do produto por conta do preço do cacau, cotado em dólar. Por conta das variáveis, que incluem ainda outros itens da cadeia produtiva, a expectativa é que os ovos cheguem às prateleiras até 10% mais caros em relação ao ano passado. Com o cenário de incertezas, as fabricantes reduziram os lançamentos neste ano: 147, três a menos do que em 2015, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).
A Garoto conta em seu portfólio ovos que variam entre 45 gramas a 713g. Além desses, a fabricante lança neste ano coelho da linha Baton, com 50 gramas. Outra aposta da marca é o ovo Baton de Colher com 73 gramas com recheio de leite. O produto vem ainda com uma colher exclusiva. A marca conta ainda com versões tradicionais com 120g, 200g, 220g, 355g, 375g. A grande novidade para 2016 é o Talento de colher para colorir, com recheio de chocolate ao leite com castanha-do-pará, que vem com kit de cinco lápis de cor e um minilivro para pintar, iniciativa que foi sucesso em 2015. A embalagem também pode ser colorida e personalizada.
Tamanhos para todos os bolsos
A Nestlé também está apostando em versões menores. A companhia lança neste ano coelho de chocolate com 90 gramas das tradicionais linhas Alpino e Galak. Além disso, a fabricante conta com ovos de 150 gramas, voltado para o público infantil como o licenciamento de Carros, Princesas, Mickey e Star Wars. A marca conta ainda com opções de 240 gramas, com os tradicionais Crunch, Galak, Prestígio, Sensação, além de Classic ao leite e Diet. Entre as maiores opções estão Especialidades, com 350 gramas, e o gigante Alpino, com 700 gramas.
A Arcor também preparou um portfólio com 29 opções de ovos de Páscoa que prometem agradar a todos os públicos. Para as crianças a marca traz ovos entre 100g a 150 gramas tendo a personagem Tortuguita como carro-chefe. A marca traz ainda linha de licenciados com Superman, Rapunzel, Disney Fadas, Patati Patatá e Princesa Sofia. Para os adultos os ovos são um pouco maiores, com 220 gramas, e além das variações Chocolate ao leite 220g, Chocolate branco 220g e Amargo 70% Cacau 220g, a novidade deste ano é o Bon o Bon Mousse Maracujá 200g, inspirado no bombom lançado no ano passado.
Pelo 12º ano consecutivo, a empresa traz ovos de chocolate em homenagem aos maiores times do país. São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Vasco, Flamengo, Internacional e Grêmio são representados em ovos de chocolate ao leite crocante 150g acompanhados por uma bola de futebol com o brasão do time estampado.
Chocolate Premium
O segmento premium aposta em embalagens ainda mais atrativas e sofisticadas para chamar a atenção do público mais exigente e disposto a pagar mais. Este é o caso da Ferrero Rocher que investiu na delicadeza para envolver seus ovos. Os doces possuem casca de chocolate ao leite com pedacinhos de avelã, recheados com os bombons da marca. O doce está disponível nas versões 250g e 390 gramas, com preços sugeridos de R$ 48,50 e R$ 62,90, respectivamente. Pela primeira vez, a marca comercializará no Brasil a icônica pirâmide com 96 bombons. O valor não foi divulgado e a venda física será feita exclusivamente no Eataly, em São Paulo.
A Ferrero Rocher traz suas tradicionais embalagens com 15 e 24 bombons em edições especiais tematizadas para a data e prontas para presentear. Disponível nas versões com oito, 15 e 24 unidades, os preços sugeridos são R$13,80, R$28,90 e R$48,50, respectivamente. Outra opção é a caixa de Raffaello, que ganhou caixa especial para presente contendo 24 unidades com preço sugerido de R$27,90. Já a Ferrero Collection, combinação de três bombons da Ferrero (Ferrero Rocher, Raffaello e Rondnoir), estará à venda disponível nas versões com nove, 15 e 21 unidades. Os preços sugeridos são R$21,50, R$ 33,90 e R$48,50, respectivamente.
Mercado de luxo
A Kopenhagen traz 17 lançamentos em portfólio com 60 produtos dedicado para a Páscoa em 2016. Entre as principais novidades está a parceria com marcas do mercado de luxo. Com a Pandora a companhia espera repetir o sucesso do ano passado na venda do Sweet Treasure, que dentro de um ovo artesanal traz bombons em formato de coração e um bracelete de prata da Pandora, com fecho de coração. Neste ano, a fabricante conta ainda com produto desenvolvido com a Le Lis Blanc. O ovo Fashion chega ao mercado com um nécessaire exclusivo da marca de lifestyle e um ovo de 250 gramas.
A Família Desserts também apresentará os novos Dessert Éclair e Dessert Mil Folhas. Outros destaques são o novo Ovo + Leite, Ovo Língua de Gato Trufado, Ovo Black & White Frutas Vermelhas, Ovo Cappuccino e o Ovo Pistache Cremoso. Além disso, o novo Ovo Mil Delícias de chocolate ao leite com produtos Mil Delícias na embalagem: bombons nos sabores Maracujá e Frutas Vermelhas, Minitrufas nos sabores Lajotinha e Língua de Gato e Sticks de Canutti e Caramelo e a Lata Ovinhos Amareto, com ovinhos de chocolate ao leite recheados com licor Amaretto. A Linha Funcional chega com o novo Ovo Zero Lactose, Ovo Língua de Gato, Ovo Finesse, Cesta de Ovinhos e Ovinhos Diet ao Leite.
A Cacau Show utilizará 7,9 mil toneladas de chocolate, que darão origem aos 20 lançamentos e aos mais de 50 produtos do portfólio da marca, com uma seleção especial de ovos trufados, bombons, trufas, presentes e tabletes. Entre as novidades elaboradas para período, está o Ovo Dreams Petit Gâteau, com três camadas de recheio, que foi desenvolvido para proporcionar uma experiência gastronômica única aos apaixonados por chocolate.
A marca ainda apresenta produtos para agradar aos gostos dos mais variados perfis de consumidor. Entre eles, o Ovo Chocobichos, sucesso da linha infantil, com bichos de pelúcia de diferentes lugares do mundo (rinoceronte, pinguim e urso-polar), em formato de pescoceira, e o Ovo Bytes, com um exclusivo fone de ouvido. Para os amantes de chocolate com alta intensidade de cacau, a novidade é a linha Bendito Cacao e, para os apaixonados pela harmonização de chocolate com bebidas alcoólicas, o Ovo Gourmet Vinho do Porto.
As informações são do Mundo do Marketing.