Participe da pesquisa MilkPoint: qual é o maior desafio para 2015?

Em 2012 iniciamos uma pesquisa anual no MilkPoint para levantar opiniões junto aos leitores sobre os principais desafios para a produção leiteira no ano subsequente. O intuito é de captar a percepção de produtores, profissionais e estudantes sobre os desafios para o leite. Desta forma, podemos observar quais as expectativas e preocupações dos agentes do setor para o desenvolvimento da produção nos próximos 12 meses.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 27
Ícone para curtir artigo 0


Em 2012 iniciamos uma pesquisa anual no MilkPoint para levantar opiniões junto aos leitores sobre os principais desafios para a produção leiteira no ano subsequente. O intuito é de captar a percepção de produtores, profissionais e estudantes sobre os desafios para o leite. Desta forma, podemos observar quais as expectativas e preocupações dos agentes do setor para o desenvolvimento da produção nos próximos 12 meses.

Você pode conferir os resultados para 2012 aqui, de 2013 aqui e o mais recente, os desafios do ano passado, aqui.

No final de 2013 os produtores previram que o custo de produção seria o maior desafio para 2014, Em seguida a mão-de-obra foi apontada como um obstáculo para 26,3% dos participantes, preocupações colocadas nas mesmas posições nos anos anteriores. O preço do leite ficou na terceira posição, o mesmo ocorrido na edição de 2012. A qualidade do leite foi apontada como o quarto maior desafio do setor em 2014.

Gráfico 1: Comparação Desafios 2012 a 2014


Com o ano começando, qual será a real visão dos produtores e profissionais do setor com relação à pecuária leiteira nesse ano? Quais serão os principais desafios esperados para 2015?

Participe da enquete preenchendo o formulário abaixo:
 
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 27
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mariana Oliveira
MARIANA OLIVEIRA

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 30/04/2015

Bom dia Juliano,



O resultado da pesquisa pode ser conferido na matéria do link a seguir: http://goo.gl/6KZvSA



Atenciosamente,

Equipe MilkPoint.
Juliano Bergamo Ronda
JULIANO BERGAMO RONDA

UBERABA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 29/04/2015

Equipe Milkpoint o resultado desta pesquisa já foi publicado?



Abs
MALU  MAIA - Maria Luzineuza Alves
MALU MAIA - MARIA LUZINEUZA ALVES

MARABÁ - PARÁ - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 06/02/2015

Acredito que o maior desafio na produção de leite para 2015 será o custo da produção, devido o aumento dos impostos e a gasolina, e consequentemente os insumos, e depois vem a mão de obra que está cada dia mais difícil e o preço. ou seja não mudará quase da pesquisa de  2013/2014.



Malu Maia

SEBRAE-PA
Diiderot
DIIDEROT

GOVERNADOR VALADARES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/02/2015

Diderot. Retificando meu nome.
Diiderot
DIIDEROT

GOVERNADOR VALADARES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/02/2015

Concordo com os colegas e fecho meu apoio a vcs. Podemos sugerir uns aos outros e, caso tenha adesao,  a colheita de assinaturas pra a criacao no legislativo de uma norma que

garanta dignidade ao produto proibindo ou restringindo a importacao. Acho que pode ser uma forma de garantir um minimo de dignidade ao produtor.


Jose Pereira Neto
JOSE PEREIRA NETO

ALEXÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/02/2015

Importação por decisão unilateral do governo, mão de obra, problemas climáticos. Um outro  fator importantíssimo é a falta de contato e união entre os produtores. Por certo que são a força e o poder, mas não se unem. Alguém consegue responder porquê ?
Ronielly  stefanom
RONIELLY STEFANOM

MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 02/02/2015

mao de obra,clima seco e custos de producao pelo menos em minha regiao estao terriveis
José Carlos Azevedo
JOSÉ CARLOS AZEVEDO

CAMPOS DOS GOYTACAZES - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/02/2015

Um desafio a ser colocado em pauta é a nossa adequação ambiental. Nossas fontes secaram; promessas foram feitas em minha região desde junho passado visando a recuperação de nossas fontes. A visita técnica foi feita; a promessa de uma ajuda monetária, mesmo ínfima, também foi pautada e... até hoje, nem uma coisa e nem a outra.

Não podemos mais acreditar no incentivo de quem quer que seja (Governos). Até as previsões falham em nosso cotidiano. A enquete colocada a nossa disposição , sobre nossos desafios, certamente deverá lançar uma luz em nossa trajetória de produção leiteira. Todas as opções estão vinculadas; uma por uma se vincula a outra e assim, certamente, com nossas variadas opiniões, vamos introduzir em nossas economias produtivas o caminho a ser percorrido com todas as dificuldades que nos mesmos criamos ao longo de décadas. Há sempre uma saída. Vamos acreditar.  Agradeço pela oportunidade de manifestação; no meu entender super adequada a condição atual. Nosso otimismo não será vencido, nunca.
Paulo Cruz Martins Junqueira
PAULO CRUZ MARTINS JUNQUEIRA

LEOPOLDINA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/02/2015

É evidente que os custos, dadas as condições climáticas e econômicas do país, serão um grande desafio, mas penso que tudo isso pode ser aplacado se tivermos uma política pública para o setor, com estabelecimento de preços mínimos por região, para garantir a atividade. Com o dólar mais alto, o custo de importação se eleva e o governo, que gasta (e desperdiça) com tanta coisa, poderia pensar numa política específica de defesa da produção e do produtor de leite.
Paulo Ricardo F. Mendonça
PAULO RICARDO F. MENDONÇA

BARRA DO GARÇAS - MATO GROSSO - ESTUDANTE

EM 31/01/2015

aumento de imposto(alta da energia), mão de obra capacitada e preço do leite pago para o produto, ira deixa a margem de lucro mais baixa.
Silas Arcanjo da Silva
SILAS ARCANJO DA SILVA

ITAPURANGA - GOIÁS - ESTUDANTE

EM 31/01/2015

Em 2015, teremos ter cautela, pois o grande desafio será a água!
Rodrigo Pagotto
RODRIGO PAGOTTO

CUNHA PORÃ - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 31/01/2015

enquanto empresarios do meio urbano continuarem a investir na producao d leite jamais teremos competitividade. eles nao dependem do leite para viver.
Paulo Everson Kobs
PAULO EVERSON KOBS

CUNHA PORÃ - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/01/2015

    Já estamos em 2015, e ainda tem "PESSOAS" que não sabem valorizar ao próximo...Por isso passamos por estas situações, onde aqueles que poderiam ajudar a manter a integridade, saúde e justiça, na parte que confere a indústria e política financeira, e, ainda, ao que diz respeito as políticas públicas do nosso país...

    Nosso maior desafio como produtores, há de ser, ...conseguir saber o melhor investimento a fazer-mos...Pois o custo de produção aumentou, preço do leite caiu 30%, exigências sanitárias aumentaram (com razão, pois tem muita coisa errada), dificuldade com mão-de-obra( cara, isso quando tem disponibilidade).

   Segundo Diderot, teríamos que nos unir( talvez protestos), porém, talvez não conheça a realidade das famílias de produtores, apenas de fazendeiros. Em nosso caso, quando saírmos de casa, quem vai cuidar dos afazeres da propriedade?????  DIFÌCIL>>>
Silvio Saraiva Sampaio
SILVIO SARAIVA SAMPAIO

ARAXÁ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/01/2015

O maior desafio é a mão de obra
Edvaldo Ferraz Gomes
EDVALDO FERRAZ GOMES

NANUQUE - MINAS GERAIS

EM 30/01/2015

Com o aumento da temperatura , diminuição das fontes de agua e os altos impostos , e a diminuição dos incentivos do estado , vai ficar muito difícil a produção leiteira .  
Diderot
DIDEROT

EM 30/01/2015

O produtor no Brasil não tem valor, é vilipendiado por grandes empresas de laticinio, assaltado pelo Governo que importa o produto para obter lucro enquanto sacrifica substancialmente o produtor.

A solução seria a uniao dos produtores no intuito de garantir um preço minimo do produto pelo Governo, como existe nos Estados Unidos, haja vista, a atual conjuntura  impossibilitar até mesmo qualquer investimento no setor.

obs. vamos pedir a Deus por chuva e melhorias no setor.
Luiz Flávio L.
LUIZ FLÁVIO L.

COROMANDEL - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 30/01/2015

Apesar das variáveis todas resultam na elevação dos custos de produção.
Rodrigo Gregório da Silva
RODRIGO GREGÓRIO DA SILVA

LIMOEIRO DO NORTE - CEARÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 30/01/2015

Aqui no Ceará, penso que o principal problema venha a ser o colapso de sistemas por esgotamento das fontes de água e alimentos volumosos. São limitações passíveis de solução, necessitando para isso de planejamento.
LUCAS RABBERS
LUCAS RABBERS

CASTRO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/01/2015

Com a importação de leite a 2500 a 3000 a ton mata a Nosa competência aqui no Brasil
Joao Gomes de Azevedo
JOAO GOMES DE AZEVEDO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/01/2015

Boa tarde!

O maior desafio para o ano de 2015 será mudar a mentalidade dos pequenos e médios produtores.Outro desafio a ser vencido pela agricultura é mudar o modo de como as pessoas se referem ao setor. Ex: é uma batalha produzir, é um sacrifício produzir, é dificil produzir. Em todos os setores tem suas dificuldades e dasafios a serem vencidos. No entanto não usam estes termos .



Abraços








Qual a sua dúvida hoje?