Participação de FrieslandCampina na Synlait vai "sacudir" o mercado de lácteos neozelandês

A aquisição pela FrieslandCampina de 7,5% de participação acionária na companhia neozelandesa de lácteos, Synlait Milk, poderá "sacudir" a indústria de lácteos do país, disse a Federated Farmers da Nova Zelândia.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A aquisição pela FrieslandCampina de 7,5% de participação acionária na companhia neozelandesa de lácteos, Synlait Milk (leia matéria relacionada), poderá “sacudir” a indústria de lácteos do país, disse a Federated Farmers da Nova Zelândia.

A organização, que representa os interesses dos produtores no país, disse que essa compra demonstra que “claramente há um desejo fundamental de se expor ao leite fluido da Nova Zelândia”.

De acordo com o presidente da Federated Farmers Dairy, Willy Leferink – um fornecedor de leite da Fonterra que tem também contrato de fornecimento para a Synlait -, a FrieslandCampina “facilmente tem os meios financeiros para adquirir mais ações da Synlait no futuro, caso haja interesse. Sua participação acionária de base é mais para nós como um primeiro território conquistado. Enquanto outros investidores não significaram muito para os produtores de leite neozelandeses, a FrieslandCampina certamente significará”.

O porta-voz da FrieslandCampina, Jan-Willem ter Avest, tentou acalmar as preocupações dos produtores de leite neozelandeses sobre suas intenções na Nova Zelândia. “Assim como a Holanda, a Nova Zelândia é um país que é importante para a indústria global de lácteos e, dessa forma, oferece oportunidades para companhias como a FrieslandCampina. Com esse investimento, estamos apoiando nossa oferta de matéria-prima nos mercados emergentes e também o crescimento da Synlait Milk. Não é incomum ter fornecedores locais. Outras companhias fazem o mesmo. Às vezes, é até mesmo solicitado pelo cliente para garantir a oferta”.

Ele não descartou, entretanto, um futuro aumento da participação da companhia na Synlait Milk. “Nesse momento, é difícil dizer, depende de muitos fatores. Uma decisão de aumentar ou até mesmo reduzir a participação acionária depende de uma variedade de fatores. Então, não podemos comentar isso. Com esse investimento, a FrieslandCampina reconhece o potencial crescimento da Synlait Milk Ltd.”.

A FrieslandCampina adquiriu 7,5% de participação acionária na Synlait Milk através de uma oferta pública inicial (IPO) de ações da companhia. A IPO foi lançada no começo desse mês com a esperança de levantar cerca de NZ$ 120 milhões (US$ 94,61 milhões) para financiar uma série de “inciativas de crescimento”, incluindo a construção de uma nova planta de extração e purificação de lactoferrina, uma planta de embalagem de produtos e um novo secador, além de um laboratório de teste de qualidade.

A finalização da aquisição das ações pela FrieslandCampina está sujeita ao registro da Synlait Milk na Bolsa de Valores da Nova Zelândia (NZX), que deverá ocorrer em 23 de julho.

A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?