Para não estourar orçamento, latino-americanos se transformam em consumidores "malabaristas"

Há mais de dez anos, a Kantar Worldpanel, especialista no comportamento do consumidor, realiza o estudo Consumer Watch, cujo intuito é averiguar a percepção do consumidor latino nas principais cidades de 15 países da América Latina. Neste ano, predomina um cenário de pessimismo ou de aperto dos cintos para a maioria das famílias. Assim, para fazer render seu dinheiro, o comprador latino-americano se transformou em um "consumidor malabarista".

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Há mais de dez anos, a Kantar Worldpanel, especialista no comportamento do consumidor, realiza o estudo Consumer Watch, cujo intuito é averiguar a percepção do consumidor latino nas principais cidades de 15 países da América Latina. Neste ano, predomina um cenário de pessimismo ou de aperto dos cintos para a maioria das famílias. Assim, para fazer render seu dinheiro, o comprador latino-americano se transformou em um “consumidor malabarista”.

Mas o que está por trás do pessimismo das famílias? Em primeiro lugar, houve uma forte desaceleração no crescimento do consumo na América Latina, que, nos últimos sete anos, baixou de 7% para 2%. Na região, apenas os países da América Central e o México conseguiram aumentar seus níveis de consumo no mesmo período. Entretanto, uma tendência geral é que, ainda que os lares consumam menos, eles estão ampliando seus gastos com a cesta básica em 10%.

Em termos de percepção, 65% dos entrevistados sentem que a situação econômica de seu país está pior do que em 2016 – e entre eles se destacam Venezuela, México e Colômbia. Em contrapartida, Bolívia, Chile e Peru são os que enxergam uma melhora no panorama econômico local.

Ainda que a insegurança continue sendo a principal preocupação dos latinos (57%), nos últimos cinco anos a menção a esse fator caiu de maneira significativa, com exceção do México, onde, na realidade, cresceu. A inflação é a segunda questão mais recorrente entre os latinos, e os venezuelanos, mexicanos e argentinos são os mais afetados por ela.

As famílias sentem uma crise em seu país?

Segundo o estudo, 86% dos latinos percebem um momento de crise econômica em seu país, sendo Venezuela, Brasil, México, Colômbia e Equador as nações nas quais mais famílias notam essa situação, sendo que 70% deles acreditam que a crise afeta diretamente seu lar.

Os latinos enfrentam os preços mais altos e uma menor entrada de dinheiro com mais pressão sobre o gerenciamento dos gastos da família. Nesse contexto, as donas de casa desempenham um papel fundamental no cuidado com os gastos familiares: 86% delas se sentem comprometidas com suas compras, já que, além de cuidar de suas próprias finanças, cuidam também das de sua família.

A principal meta para 58% das latinas é gastar menos ou não ultrapassar o orçamento de que dispõem. Para isso, adquirem produtos mais baratos ou de marcas próprias dos estabelecimentos em que fazem compras. Entretanto, 29% gasta mais do que o estabelecido.

“A principal razão pela qual os gastos chegam a exceder o orçamento é porque, na hora das compras, se encontra uma série de promoções ou produtos mais baratos ou porque esses estão custando mais do que o esperado. Sem dúvida, algo que une os latinos é a busca por fazer render seu dinheiro sem descuidar da família”, afirma Virginia Garavaglia, Diretora de Marketing da Kantar Worldpanel para a América Latina.

As informações são da Kantar Worldpanel.
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