O mercado global de lácteos e alimentos à base de soja aumentará de US$ 617,9 em 2015, para US$ 773,4 bilhões até 2020, representando uma taxa de crescimento anual composto de 4,6%, de acordo com a firma Canadean.
O último relatório da companhia afirma que esse crescimento cauteloso será direcionado principalmente pelos mercados emergentes e em desenvolvimento na região da Ásia-Pacífico (APAC), Oriente Médio e África (MEA) e regiões do leste da Europa, em contraste com a Europa Ocidental e América do Norte, cuja fragilidade econômica resultou em riscos de um crescimento mais fraco do mercado.
De acordo Kiran Akkineni, analista do Canadean, “a mudança nas preferências dos consumidores e padrões de compra devido às mudanças socioeconômicas e demográficas criaram novas dinâmicas de mercado. Embora os principais mercados da Europa Ocidental e da América do Norte tenham testemunhado estagnação no consumo de leite líquido junto com um rápido crescimento nos produtos processados e de soja, os países em desenvolvimento registraram um forte crescimento na demanda por produtos lácteos devido ao baixo consumo per capita”.
O consumo de leite na América do Norte está atualmente declinando à medida que os consumidores optam por bebidas alternativas, como sucos e água com infusão de vitaminas. Em contraste, o aumento no consumo per capita de lácteos pela crescente população de classe média em mercados em desenvolvimento na APAC, MEA e regiões do Leste Europeu direcionarão o crescimento de lácteos e alimentos à base de soja.
A análise do Canadean revela que os consumidores em mercados desenvolvidos tendem a basear suas escolhas de bebidas em seu nível de personalização, se podem ser consumidas em movimento e se podem fornecer uma experiência nova. Os consumidores em países emergentes, incluindo Brasil, Índia e China, por outro lado, colocam uma ênfase maior no valor nutricional, seguindo tendências de saúde e bem-estar.
O mercado global de lácteos e alimentos à base de soja é altamente fragmentado, com 5 marcas mantendo menos de 6% de participação de mercado. Mengniu, Activia, Amul, Kraft e Yili foram as marcas líderes em participação de mercado em 2015.
As informações são do Canadean, traduzidas pela Equipe MilkPoint.
Países em desenvolvimento devem direcionar crescimento no mercado de lácteos e alimentos de soja
O último relatório da Canadean afirma que o crescimento cauteloso será direcionado principalmente pelos mercados emergentes e em desenvolvimento na região da Ásia-Pacífico (APAC), Oriente Médio e África (MEA) e regiões do leste da Europa, em contraste com a Europa Ocidental e América do Norte, cuja fragilidade econômica resultou em riscos de um crescimento mais fraco do mercado.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.