Ouro Branco: envolvidos em fraude agora são réus

O diretor-presidente da Cooperativa Agropecuária do Vale do Rio Grande (Copervale), Luiz Gualberto Ribeiro Ferreira, e mais 16 acusados de participar do esquema de adulteração de leite na cooperativa em Uberaba (MG), agora são réus do processo.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

O diretor-presidente da Cooperativa Agropecuária do Vale do Rio Grande (Copervale), Luiz Gualberto Ribeiro Ferreira, e mais 16 acusados de participar do esquema de adulteração de leite na cooperativa em Uberaba (MG), agora são réus do processo. Isto porque a Justiça Federal aceitou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF). Os interrogatórios foram marcados para os dias 24, 25 e 26 de junho.

Segundo reportagem da Agência Estado, o juiz da 1ª Vara Federal da cidade, Lelis Gonçalves Souza, acolheu apenas a denúncia por adulteração de alimentos. Na avaliação dele, não havia indícios suficientes para justificar a abertura de ação por formação de quadrilha. "Em vários depoimentos constantes dos autos o que se vê são indícios de que os funcionários participavam da adulteração do leite tão-somente cumprindo ordens de seus superiores, não agindo de forma contrária por simples receio de perder o emprego", argumentou.

Elaine Cristina de Jesus escapou do processo. Para o juiz, Cristina era nova na cooperativa e não foi encontrado nos autos nada que indicasse sua participação no esquema. Também foi arquivado o processo contra José Afonso de Freitas, Luiz Ricardo Freire Resende, Flávia Correia Pereira e Wellington Teodoro Rosa, por falta de indícios de envolvimento no caso.

Na denúncia constava que, por cerca de dois anos, a Copervale teria adicionado ao leite substâncias nocivas à saúde. Era inserida uma solução química composta por soda cáustica, ácido cítrico, citrato de sódio, sal, açúcar e água. O objetivo seria aumentar o volume e estender o prazo de validade. Seriam modificados 120 mil litros de leite longa vida integral por dia. O criador da fórmula seria o engenheiro químico Pedro Renato Borges.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Irauto Gomes de Melo
IRAUTO GOMES DE MELO

GARANHUNS - PERNAMBUCO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/06/2008

Tem que investigar mesmo quem ainda continua adulterando o produto. Vamos estimular o produtor receber pela qualidade, porque se não for assim, a polícia federal vai se cansar de tantas operaçôes.
Qual a sua dúvida hoje?