Os queijos Silvestre, Santo Antônio Casamenteiro e O Encantado, nesta ordem, foram os grandes vencedores na categoria Destaque Especial do 41º Concurso Nacional de Produtos Lácteos. A divulgação do resultado (ver quadro ao final do texto) em solenidade no Expominas, marcou o encerramento do Minas Láctea 2015. O evento reuniu mais de dez mil participantes, e a expectativa é movimentar R$ 100 milhões em negócios.
Os queijos Silvestre e Santo Antônio são do Laticínio Cruziliense. Já o Encantado é do Lacticínio Paiolzinho. O Santo Antônio Casamenteiro garante usar uma “receita secreta infalível” encontrada no Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, Portugal, que seria criada pelo próprio santo. O Encantado, em formato de cogumelo e recheado com mel, remete à lenda em que gnomos saíam da mata da Mantiqueira e se dirigiam a propriedades em busca de leite e mel. Os destaques, que apresentam pelo menos uma característica inovadora, puderam ser conferidos pelo público na Exposição de Produtos Lácteos (Expolac).
No concurso, produtos lácteos de 60 laticínios foram avaliados em 11 categorias (queijos gouda, parmesão, provolone, prato, reino, gorgonzola e Minas padrão; manteiga de primeira qualidade; requeijão cremoso; doce de leite e destaque especial). A avaliação aconteceu nos dias 14 e 15, conduzida por 30 juízes especializados, levando em conta critérios como aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor. Nesta edição, chamaram atenção as características regionais e a originalidade apresentadas pelos concorrentes. “Na categoria destaque especial, fomos surpreendidos com a criatividade dos laticínios em criar novos produtos e também pelo capricho na apresentação”, avaliou um dos coordenadores do concurso, Paulo Henrique Costa Paiva. As categorias com o maior número de inscritos foram Minas padrão, manteiga, prato e doce de leite.
“Depois de um ano de ruptura, fiquei muito feliz com a retomada do Minas Láctea”, disse o chefe do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), Leandro Viana. Satisfeito com o resultado desta edição, ele agradeceu a confiança de laticínios, empresários, instituições e público, destacou a integração entre os setores envolvidos e avaliou que os objetivos de promover o debate sobre o setor e a difusão de tecnologia foram atingidos. “Foi um resgate, que atendeu a um clamor de todos nós.”
Durante a abertura do evento, o presidente da Epamig, Rui Verneque, reforçou a “determinação da diretoria” de manter a periodicidade anual do evento, mas destacou a necessidade de apoio da iniciativa privada e do Executivo. Na ocasião, o presidente também divulgou a meta de retomar, em 30 dias, a produção para o varejo da fábrica-escola do ILCT.
Confira os vencedores em cada categoria
Categoria: Gorgonzola
1° Laticínios Tirolez - Tirolez
2° Laticínios Cruziliense - Cruziliense
3° Laticínios D'Annita - D'Annita
Categoria: Parmesão
1° Laticínios Bela Vista - Piracanjuba
2° Cooperativa Agropecuária Vale do Paracatu - Coopervap
3° Frimesa Cooperativa Central - Frimesa
Categoria: Gouda
1° Laticínios Vitória - Vitória
2° Usina de Beneficiamento Paiolzinho - Paiolzinho
3° Laticínios Dois Irmãos - Lucca
Categoria: Provolone
1° Laticínios Tirolez - Tirolez
2° Laticínios PJ - PJ
3° Agroindústria Passa Cinco - Queijos & Queijos
Categoria: Reino
1° Laticínios Tirolez - Tirolez
2° Cooperativa de Laticínios Selita - Selita
3° Laticínios Curral de Minas - Curral de Minas
Categoria: Prato
1° Frimesa Cooperativa Central - Frimesa
2° Laticínios PJ - PJ
3° Cooperativa Mista dos Produtores Rurais de Conselheiro Pena - Diminas
Categoria: Requeijão Cremoso
1° Laticínios Fazenda Real - Paladar de Minas
2° Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas - Coopatos
3° Laticínios Curral de Minas - Curral de Minas
Categoria: Doce de Leite
1° Fundação Arthur Bernardes - Produtos Viçosa
2° Laticínios Imbaúba - Imbaúba
3° Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu - Coopervap
Categoria: Manteiga de Primeira Qualidade
1° Laticínios Re Mar - Re Mar
2° Laticínios Curral de Minas - Curral de Minas
3° José Geraldo Peixoto - Rio do Peixe
Categoria: Minas Padrão
1° Lumen Comércio e Indústria Alimentícia - Boreal
2° Laticínios Tirolez - Tirolez
3° José Geraldo Peixoto - Rio do Peixe
Categoria: Destaque Especial
1° Laticínios Cruziliense - Cruziliense - Queijo Silvestre
2° Laticínios Cruziliense - Cruziliense - Queijo Santo Antônio Casamenteiro
3° Laticínios Paiolzinho - Paiolzinho - Queijo "O Encanta-do"
