Com isso, é cada vez mais relevante o papel dos produtos lácteos na pauta das exportações brasileiras de alimentos processados. E uma literatura concisa, simples, mas sem perder o rigor científico, se torna fundamental para os estudantes de Ciência dos Alimentos e também para os profissionais envolvidos nas etapas de processamento de produtos lácteos (queijos, leites fermentados, sorvetes, entre outros).
Com um panorama completo sobre o tema, o lançamento da Elsevier “Processamento de Produtos Lácteos: Queijos, Leites Fermentados, Bebidas Lácteas, Sorvete, Manteiga, Creme de Leite, Doce de Leite, Soro em Pó e Lácteos Funcionais” apresenta conceitos de forma clara e didática, especificamente aqueles produzidos pelas diversas transformações às quais a matéria-prima láctea é submetida, como fermentação, desnate e coagulação.
Não há nenhuma obra em língua portuguesa na área de processamento de produtos lácteos como esta, explica o organizador do livro, Dr. Adriano Cruz. “Obedecer rigorosamente os parâmetros inerentes em cada etapa do processo é fundamental para que o produto tenha vida de prateleira comercial e mantenha suas características organolépticas, como aroma, sabor, textura e aparência - muito valorizadas pelos consumidores”, acrescenta.
As informações são da Assessoria de Imprensa.