A produção de leite da Nova Zelândia no mês de fevereiro foi de 1.763.000 toneladas, 23% a menos que em janeiro, mas apenas 6% inferior à de fevereiro de 2012. Pessoas que visitaram as regiões leiteiras do centro da Ilha do Norte previram declínios muito maiores, mas a crescente produção na Ilha do Sul amenizou a queda. Contudo, a produção de fevereiro de 2013 ainda está 4,8% maior do que em janeiro de 2011.
A produção anual (cumulativa em 12 meses) até fevereiro foi de 20,5 milhões de toneladas, 0,5% a menos que o registrado em janeiro. A produção do segundo mês deste ano apresentou a maior queda desde abril de 2010.
É provável que a produção em março e abril seja bem menor do que no mesmo período do ano anterior devido às decisões estratégicas que muitos produtores de leite tomaram de gestão do rebanho, à medida que o impacto da seca piorou. Em abril, as chuvas retornaram, mas a produção de leite não melhorará até a próxima estação.
Os mercados reagiram à queda com uma acentuada alta nos preços das commodities lácteas.
A reportagem é do http://www.interest.co.nz, com dados do http://www.dcanz.com, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.