NZ: impacto da Fonterra na competição no mercado de lácteos será investigado

A Comissão de Comércio da Nova Zelândia deverá avaliar o impacto que a cooperativa de lácteos, Fonterra, tem na competição do setor leiteiro do país. O ministro de Indústrias Primárias, Nathan Guy, e o ministro do Comércio e Assuntos do Consumidor, Paul Golsmith, anunciaram que solicitarão o relatório que estava na condição da criação do Ato de Reestruturação da Indústria de Lácteos de 2001 (DIRA).[...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Comissão de Comércio da Nova Zelândia deverá avaliar o impacto que a cooperativa de lácteos, Fonterra, tem na competição do setor leiteiro do país.

O ministro de Indústrias Primárias, Nathan Guy, e o ministro do Comércio e Assuntos do Consumidor, Paul Golsmith, anunciaram que solicitarão o relatório que estava na condição da criação do Ato de Reestruturação da Indústria de Lácteos de 2001 (DIRA).

A legislação DIRA liberou o caminho para que a Dairy Company Limited e a Kiwi Co-operative Dairies Limited se unissem para formar a Fonterra, provisões comuns quando se busca formar um gigante global no setor leiteiro.

O DIRA inclui provisões visando garantir que haja competição nos mercados das fazendas e das fábricas, que expirariam “quando houvesse concorrência efetiva no mercado doméstico de lácteos”, disseram Guy e Goldsmith.

“Esse relatório sobre o estado de competição é essencial para avaliar se o Ato está promovendo efetivamente uma operação eficiente dos mercados de lácteos da Nova Zelândia”, disse Guy.

A investigação, que deverá durar cerca de nove meses, será iniciada após 1 de junho, no final da safra de lácteos.

“A Comissão de Comércio é a autoridade independente de competição e regulamentação econômica da Nova Zelândia. Ela construiu uma boa dose de experiência no setor através de suas funções de monitoramento do preço do leite e está, dessa forma, bem posicionada para fazer o relatório sobre o estado de concorrência”, disse Goldsmith.

Todos os membros da indústria serão informados e avisados sobre como fazer suas apresentações.

Os atuais limiares de participação de mercado do DIRA que devem ser cumpridos são: “Os processadores independentes (não a Fonterra) precisam, diretamente ou indiretamente, captar 20% ou mais dos sólidos do leite nas ou das fazendas leiteiras da Ilha do Norte em uma safra; ou 20% ou mais de sólidos do leite nas ou das fazendas leiteiras da Ilha do Sul em uma safra”.

A reportagem é do NZ Farmer, traduzida pela Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?