NZ: fórmulas infantis são testadas pela polícia por suposta adulteração da embalagem

A polícia da Nova Zelândia está investigando vários casos de uma possível fórmula infantil adulterada após a chantagem feita ameaçando contaminar os produtos para bebês com 1080. Uma pessoa, que ainda não se sabe quem é, enviou cartas à Fonterra e à Federated Farmers em novembro, dizendo que contaminaria os produtos varejistas de fórmulas infantis com o pesticida 1080 até o final de março a menos que o Governo parasse de usar esse produto no controle de pragas florestais.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A polícia da Nova Zelândia está investigando vários casos de uma possível fórmula infantil adulterada após a chantagem feita ameaçando contaminar os produtos para bebês com 1080.

Uma pessoa, que ainda não se sabe quem é, enviou cartas à Fonterra e à Federated Farmers em novembro, dizendo que contaminaria os produtos varejistas de fórmulas infantis com o pesticida 1080 até o final de março a menos que o Governo parasse de usar esse produto no controle de pragas florestais.

Jamie Fitchett, 21, de Wahtham, Christchurch, disse que sua namorada comprou fórmula infantil de um supermercado no centro da cidade há alguns dias. Quando ela foi fornecer o produto à sua filha de 10 meses, percebeu uma série de orifícios no topo e na parte inferior da lata, o que a levou a acreditar que tinha sido adulterada. Ela entrou em contato com a polícia que respondeu rapidamente e levou a fórmula para fazer testes. Ela deu depoimento na polícia, que disse a ela que os orifícios podiam ser falhas no processamento.

Fitchett disse que após saber da ameaça do 1080 através da mídia, ele e sua namorada passaram a ficar mais alertas no uso de fórmulas infantis. “Nós não estávamos mesmo preocupados com isso. Nós achamos que eram somente ameaças e que não ia de fato nos afetar, mas então, ela encontrou isso e entramos em pânico. Não sabemos se queremos continuar usando isso [fórmulas infantis], para ser honesto. Nos assustou.”

O comissário de polícia assistente, Malcolm Burgess, confirmou que a polícia recebeu várias ligações de membros do público preocupados com possíveis adulterações em fórmulas infantis, como possíveis alfinetadas em tampas de embalagens. Várias latas de produtos foram coletadas pela polícia e toda a informação relacionada aos incidentes estão sendo minuciosamente avaliadas.

“Até o momento, não há informações sobre esses incidentes que sugiram que o público está correndo risco”, disse Burgess. As pessoas foram encorajadas a continuar sendo vigilantes quando compram fórmulas infantis e devem checar todos os produtos por sinais de adulteração, disse ele.

O Ministério de Indústrias Primárias delineou o processos de avaliação dos produtos em um folheto aos clientes encontrado em www.foodprotection.govt.nz e disponível nos supermercados.

A reportagem é do NZ Farmer, traduzida pela equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?