NZ: competição por leite cru está "em risco" por causa de dominância da Fonterra, acusa concorrente
A competição pelo leite cru na Nova Zelândia está "em risco" por causa da dominância da Fonterra no mercado, disse a companhia concorrente, Westland Milk Products. Respondendo a uma solicitação feita pela Comissão de Comércio da Nova Zelândia, a Wesland Milk Products, cooperativa de Hikitika, disse que no geral, "há competição suficiente na indústria de lácteos. Entretanto, a competição pelo leite cru (mercado em que os produtores de leite fornecem o leite cru aos processadores e esses competem para garantir a oferta) está em risco por causa da dominância da Fonterra nesse mercado".[...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Respondendo a uma solicitação feita pela Comissão de Comércio da Nova Zelândia, a Westland Milk Products, cooperativa de Hikitika, disse que no geral, “há competição suficiente na indústria de lácteos. Entretanto, a competição pelo leite cru (mercado em que os produtores de leite fornecem o leite cru aos processadores e esses competem para garantir a oferta) está em risco por causa da dominância da Fonterra nesse mercado”.
A cooperativa disse que “uma série de ações já foram tomadas pela Fonterra, que impedem a remoção da Fonterra por seus fornecedores”. Essas ações, disse a Westland, são “contrárias à proposta e aos princípios” do Ato de Reestruturação da Indústria de Lácteos (DIRA) – legislação que permitiu a fusão da New Zealand Cooperative Dairy e Kiwi Cooperative Dairies para formar a Fonterra em 2001.
Em maio, de acordo com a Seção 148 do DIRA, o Ministério das Indústrias Primárias (MPI) solicitou que a Comissão de Comércio produzisse um relatório sobre o estado de competição na indústria de lácteos neozelandesa. Em 12 de junho, a Comissão de Comércio lançou uma consulta que “avaliaria se as regulamentações estão ajudando ou prejudicando a operação eficiente da indústria de lácteos da Nova Zelândia”. A Comissão de Comércio pediu que fossem enviadas informações sobre o estado da competição na indústria de lácteos da Nova Zelândia, até o 10 de julho. Tais informações foram ouvidas por uma série de acionistas da indústria, incluindo Westland, Synlait e Federated Farmers.
A Westland recomendou que “partes do atual regime de regulamentação precisa permanecer. Infelizmente, uma série de regulamentações pertencentes ao leite cru não foram utilizadas ou parecem ter sido ineficazes, mas à medida que elas pretendam promover o conceito de liberdade de entrada e saída (para/da Fonterra), nós apoiamos sua continuidade”.
A Federated Farmers, por sua vez, recomendou “manter o DIRA, independentemente da qualidade de competição presente na indústria. A Federated Farmers disse que o DIRA e suas regulamentações precisarão ser emendadas se forem mantidas a longo prazo”.
A Comissão de Comércio precisará completar seu relatório sobre a competição na indústria de lácteos até 1 de março de 2016.
A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida pela Equipe MilkPoint.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.