Foram considerados como novos produtos, todos os lácteos que apresentaram alterações ou modificações no sabor, textura, embalagem, ingredientes, composição nutricional, etc. Resultando numa divisão de seis categorias: Leite, que inclui leite em pó, leite UHT e leite aromatizado; Queijos; Iogurte e fermentados; Sobremesas lácteas; Pastas e molhos (que engloba qualquer tipo de pasta e molho que tenha como base o leite ou o creme de leite) e Outros, que inclui produtos como leite condensado, creme de leite, mingau e manteiga.
No mês de maio foram lançados 171 produtos lácteos no mundo, incluindo os nacionais.
Gráfico 1. Percentual de produtos lácteos lançados no mês de maio de 2015 no mundo
Fonte: Elaboração Nuvlac.
Dentre todos os produtos lácteos lançados no mundo em maio de 2015, destacou-se a categoria de iogurte e fermentados, com um total de 50 produtos seguido da categoria sobremesas lácteas com 42 produtos. Na categoria de iogurte e fermentados, merece destaque o lançamento de iogurtes do tipo grego com total de 19 produtos.
No Brasil, o cenário foi diferente. A Figura 2 apresenta uma análise dos lançamentos de produtos lácteos no País.
Gráfico 2. Percentual de produtos lácteos lançados no mês de maio de 2015 no Brasil
Fonte: Elaboração Nuvlac.
Analisando apenas os produtos lançados no Brasil (total de 39 produtos), predominou a categoria de queijos, com 14 novos produtos. Nessa categoria é possível perceber diversas variedades de queijos, como, por exemplo, a linha de queijos sem lactose da Tirolez, que lançou 7 novos produtos.
O Boletim completo, assim como outras informações do setor podem ser acessado no site do Nuvlac.