Novos certificados zoossanitários agilizam exportação de gado e búfalos

O Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) elaborou os novos modelos de Certificados Zoossanitários Internacionais Padrão (CZI?s) para exportação de bovinos e bubalinos. O trabalho foi feito pelo DSA em articulação com as entidades representativas dos exportadores de gado e búfalos e a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A edição dos novos documentos atende à recomendação do ministro Blairo Maggi para que o Mapa adote as medidas necessárias para dar maior agilidade às vendas externas brasileiras.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) elaborou os novos modelos de Certificados Zoossanitários Internacionais Padrão (CZI’s) para exportação de bovinos e bubalinos. O trabalho foi feito pelo DSA em articulação com as entidades representativas dos exportadores de gado e búfalos e a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A edição dos novos documentos atende à recomendação do ministro Blairo Maggi para que o Mapa adote as medidas necessárias para dar maior agilidade às vendas externas brasileiras.

Com isso, os fiscais federais agropecuários, com formação em medicina veterinária, estão prontamente autorizados a emitir o CZI´s padrão para exportação de bovinos e bubalinos. Para tanto, é necessário que estejam de posse da declaração do serviço veterinário do país importador, assegurando que o ingresso desses animais está autorizado mediante a certificação veterinária firmada por meio desses modelos padrão.

Neste ano, o Mapa já elaborou os modelos de certificados zoossanitários padrão para exportação de material genético avícola e bovino. Na avaliação do DSA, a medida se mostra muito bem-sucedida para ampliação do acesso aos mercados importadores desses produtos.

De acordo com diretor do DSA, Guilherme Marques, o próximo passo será a elaboração de modelo genérico de CZI para exportação de suínos e material genético dessa espécie. “Depois, vamos atuar com a cadeia produtiva de ovinos e caprinos na tentativa de alavancar as exportações de animais e de material genético.” 

As informações são do Mapa.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?