Novo estudo desvenda ligações entre consumo de lácteos e saúde dos ossos

Um novo estudo feito por pesquisadores do Instituto de Pesquisas sobre Envelhecimento (IFAR) da Hebrew SeniorLife - uma afiliada da Escola de Medicina de Harvard - revelou que diferentes produtos lácteos têm diferentes efeitos benéficos na saúde dos ossos do corpo. A equipe de pesquisa descobriu que o creme está associado com uma menor densidade mineral óssea total (DMO), enquanto o leite e o iogurte estão associados com uma maior DMO.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Um novo estudo feito por pesquisadores do Instituto de Pesquisas sobre Envelhecimento (IFAR) da Hebrew SeniorLife – uma afiliada da Escola de Medicina de Harvard - revelou que diferentes produtos lácteos têm diferentes efeitos benéficos na saúde dos ossos do corpo. A equipe de pesquisa descobriu que o creme está associado com uma menor densidade mineral óssea total (DMO), enquanto o leite e o iogurte estão associados com uma maior DMO. O trabalho foi publicado no periódico Archives of Osteoporosis.

A principal autora do estudo, Shivani Sahni, que é membro da Equipe de Pesquisas Musculoesqueléticas do IFAR, disse que todos os alimentos lácteos são responsáveis por fornecer importantes nutrientes para a saúde dos ossos. Ela disse que o creme de leite e os produtos feitos com ele, como sorvete, tem um nível menor de nutrientes do que outros produtos lácteos e contêm maiores níveis de açúcar e gordura. O estudo revela o fato de que uma ingestão de 2-3 porções de leite e iogurte está relacionada à melhora na densidade óssea. Entretanto, os pesquisadores disseram que são necessárias mais pesquisas para observar se a ingestão de queijos tem efeito benéfico na densidade óssea e ver se a ingestão de alimentos lácteos individuais tem um importante efeito benéfico na saúde dos ossos e nas fraturas.

Mais de 3.200 pacientes foram incluídos no estudo. Os pesquisadores reuniram dados através de um questionário de frequência de alimentação. Todos os pacientes também participaram do Framingham Offspring. Os dados coletados dos países referentes às suas ingestões de lácteos foram, então, comparados com suas medidas de DMO. A comparação mostrou que o leite e o iogurte têm maiores efeitos benéficos que o creme, especialmente em pacientes adultos. O estudo também revelou que os níveis de nutrientes diferem bastante entre os diferentes produtos lácteos. Por exemplo, a ingestão de leite desnatado ou iogurte está relacionada com maiores níveis de proteínas, vitamina D e cálcio, enquanto está relacionada a um menor nível de gorduras saturadas.

A relação entre ingestão de alimentos e saúde dos ossos tem se tornado recentemente foco de estudos científicos. Estudos anteriores revelam que cada produto lácteo contém mais de um nutriente que é benéfico à saúde dos ossos, de forma que os pesquisadores sugeriram que os produtos lácteos têm um efeito benéfico maior na saúde óssea.

Esse estudo, junto com outros estudos anteriores, sugere que uma nutrição saudável pode prevenir a osteoporose e até fraturas. A osteoporose é conhecida por ser um importante problema de saúde nos Estados Unidos, afetando mais de 50% das pessoas com 50 anos ou mais.

A reportagem é do http://www.doctortipster.com traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?