Gráfico 1. Produção de Leite na Nova Zelândia – Comparação das safras 2012/13 x 2013/14 (milhões de litros/mês)
Fonte: MilkPoint
A Nova Zelândia responde por mais que 40% das exportações mundiais de lácteos (Gráfico 2). Este forte crescimento em sua produção, acompanhado por uma aparente estabilidade do lado da demanda, tem justificado as reduções consecutivas de preços observadas no mercado internacional.
Gráfico 2. Exportações mundiais de lácteos (milhões de litros/ano)
Fonte: USDA
Os produtores de leite da Nova Zelândia esperam expandir o rebanho leiteiro em 2% na safra 2014/2015 e por volta de 2,7% anualmente nos próximos três anos. O aumento progressivo na produção por vaca também ajudará a Nova Zelândia a aumentar seu rendimento de leite ao longo do tempo. De acordo com o MPI, esse potencial de crescimento será dependente do clima. As condições foram excelentes para a produção de leite na safra de 2013/14.
A Nova Zelândia espera continuar aumentando sua oferta de leite mesmo com o crescimento do número de vacas nos Estados Unidos e com a extinção do sistema de cotas na Europa. Se o crescimento na demanda não se mantiver, ele poderá forçar os preços dos lácteos para baixo a longo prazo.
A notícia é do MilkPoint, com informações do Daily Dairy Report.