Desde o início do ano, esta foi a variação mais negativa em relação aos preços do mesmo período do ano anterior. Para o início de agosto, a porcentagem ficou em -37,6% na comparação 2014 vs. 2013.
Gráfico 1 - Histórico de preços do gDT
Fonte: gDT, elaborado pelo MilkPoint Inteligência.
A variação dos preços foi fortemente influenciada pelo queijo cheddar, cotado a US$3.742/tonelada (10,2% de queda, de acordo com o índice GDT-Cheese), e pelo leite em pó integral, cotado a US$2.725/tonelada (-11,5%, de acordo com o índice GDT-WMP).
Por outro lado, o volume comercializado foi o maior desde dezembro de 2013, com um total de 48.380 toneladas métricas e representando alta com relação ao leilão anterior de 31,98%.
Gráfico 2 - Volumes vendidos e preços médios de venda no leilão GDT
Fonte: gDT, elaborado pelo MilkPoint Inteligência.
A produção nos principais exportadores mundiais continua em elevação em relação ao ano passado - +10% na Nova Zelândia no mês de junho, +1,3% nos Estados Unidos, + 5,5% na União Européia. Por outro lado, os principais importadores parecem vir desacerelando suas compras – os volumes de compra de China, segundo maior importador mundial de leite, seguem maiores que no ano passado, mas caindo mês a mês.
Assim, o cenário futuro de preços, de acordo com as próprias cotações negociadas no leilão GDT, mostra patamares em baixa, sinalizando alguma recuperação apenas a partir de fevereiro de 2015, conforme a tabela 01, que mostra os preços do leite em pó integral para os próximos meses.
Tabela 1 - Projeções de preços de leite em pó integral
Fonte: gDT
A matéria é da Equipe MilkPoint Brasil com informações da plataforma gDT.
