A produção brasileira continua com taxas altas de crescimento, se comparada a outros países, mas quando se fala em produtividade por vaca na América do Sul, a do Brasil só é maior do que a encontrada na Guiana Francesa e Ilhas Malvinas. Em comparação aos estados Unidos, líder mundial na produção de leite de vaca, o Brasil nem chega aos 35% do volume/vaca/ano daquele país.
Fundamentado em fatos e números pouco divulgados, o livro mostra que a ineficiência gerencial e o amadorismo no campo que impedem a efetivação de mudanças para o desenvolvimento de um círculo virtuoso sustentável. Para Almir, este círculo somente será rompido com a transmissão dos conhecimentos necessários aos produtores brasileiros, através de um amplo programa de qualificação profissional e gerencial.
Num contexto geral, é este o recado dado pelo economista Almir Meireles em seu recente lançamento que certamente dará o que falar e, além de exigir dos leitores tempo para reflexão e tomada de decisão, o livro causará uma chacoalhada, que na opinião do autor é mais do que necessária.
Sobre o autor
Almir José Meireles é economista, conferencista e sócio-diretor da Brainstock – Consultoria Empresarial. Foi executivo de grandes empresas na área de laticínios no Brasil, além de presidente da ABLV – Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida. É especialista em planejamento estratégico, gestão, organização, negociação de empresas e sustentabilidade na indústria de laticínios. Além de artigos em revistas especializadas, é autor de outros seis livros voltados ao setor.