Nielsen: satisfação ao consumo e preferência por produtos locais direcionam venda de sorvetes nos EUA

Um relatório recente do Nielsen revelou que as vendas de sobremesas lácteas congeladas cresceram no ano passado e os consumidores buscaram satisfação ao consumo por meio de sorvetes premium. Já as opções "better-for-you", ou seja, produtos que prometem benefícios para a saúde, como frozen iogurte, ficaram para trás nas vendas anuais.

Publicado por: MilkPoint

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Um relatório recente do Nielsen revelou que as vendas de sobremesas lácteas congeladas cresceram no ano passado e os consumidores buscaram satisfação ao consumo por meio de sorvetes premium. Já as opções “better-for-you”, ou seja, produtos que prometem benefícios para a saúde, como frozen iogurte, ficaram para trás nas vendas anuais.

Saúde e bem-estar são fatores chaves que direcionam muito as compras de alimentos, mas a satisfação ao consumo está tendo um papel consideravelmente maior nas decisões de compras de sorvetes. “Quando as pessoas buscam satisfação, podem não querer compromisso”, disse o vice-presidente de insights do consumidor do Nielsen, Jordan Rost. “Os formatos de sorvete que vendem junto uma ideia de saúde estão diminuindo”, pontuou.

Esse fato pode ser observado no mercado de frozen iogurte, que viu uma queda de 10,7%, para US$ 23,9 milhões de vendas neste ano, o maior declínio no mercado de sorvetes. Na outra ponta do espectro, os produtos com maior teor de gordura, como sorvete de creme, cresceram 134%, garantindo uma participação de mercado de quase US$ 18 milhões.

Uma das mais importantes descobertas é que os consumidores estão mostrando uma forte preferência por produtos locais, com quase 75% dos consumidores globais listando a origem da marca como um importante direcionador, de acordo com o Nielsen. Além disso, o Nielsen descobriu que 36% dos consumidores americanos que compram sorvete disseram que preferem comprar marcas locais, contra 31% que disseram que preferem marcas globais. “Os varejistas que buscam capitalizar sobre o gosto dos consumidores seriam espertos se estocassem em seus refrigeradores sorvetes locais para satisfazer seus desejos”, destacou Rost.

No ano passado, os sorvetes não lácteos tiveram um crescimento de 43,7% com relação ao ano anterior, alcançando mais de US$ 75 milhões de participação no mercado americano. “Isso ainda é apenas 1% da categoria total”, disse Rost. “Há um longo caminho a seguir para que os nãos lácteos substituam a experiência do sorvete tradicional”, completou.

Parte do que está direcionando o crescimento nos sorvetes lácteos é o desejo de prazer ao consumo sem compromisso com o sabor. “Se você for um pouco mais além, verá a satisfação em novidades no mercado de sorvetes, que está tendo um crescimento de 6% ao ano”, disse.

Uma das novidades em sorvetes em particular, os sanduíches de sorvete, estão crescendo na maioria das categorias de produtos. Os consumidores americanos já estão começando a ver um aumento nos food trucks e varejistas locais vendendo sanduíches de sorvetes em importantes cidades. Por exemplo, o evento anual Taste of Chicago, que atraiu cerca de 1,4 milhão de pessoas durante os 5 dias de festival, trouxe vários vendedores com sua versão do sanduíche de sorvete.

Os chefes de restaurantes finos também estão com esperança nessa tendência, investindo na satisfação ao consumo. O chef, Lawrence Letrero, do Michelin, restaurante premiado de Chicago, recentemente adicionou o sanduíche de churros com sorvete de hibisco entre as suas sobremesas de verão. “Com 14% de crescimento de vendas, esse verão pode ser a temporada dos sanduíches de sorvete”, disse Lawrence.

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Foto: http://www.redeyechicago.com

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.
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