Nestlé lucra 8,9% menos no primeiro semestre de 2016

A Nestlé registrou lucro líquido de 4,1 bilhões de francos suíços (US$ 4,26 bilhões) no primeiro semestre de 2016, uma retração de 8,9% na comparação com os 4,5 bilhões de francos suíços reportados em igual intervalo do ano passado. O resultado, segundo a empresa, foi influenciado pelos fracos preços globais, pouca demanda em mercados importantes como a China e a valorização do franco suíço.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Nestlé registrou lucro líquido de 4,1 bilhões de francos suíços (US$ 4,26 bilhões) no primeiro semestre de 2016, uma retração de 8,9% na comparação com os 4,5 bilhões de francos suíços reportados em igual intervalo do ano passado. O resultado, segundo a empresa, foi influenciado pelos fracos preços globais, pouca demanda em mercados importantes como a China e a valorização do franco suíço.

Nos primeiros seis meses do ano, a empresa registrou uma receita de 43,2 bilhões de francos suíços (US$ 44,9 bilhões), um crescimento orgânico (que ignora os efeitos das mudanças cambiais, aquisições e desinvestimentos) de 3,5% e real de 2,8%. As vendas orgânicas cresceram 4,7% no continente americano, 2,5% na Europa, Oriente Médio e Norte da África. Já na Ásia, Oceania e África subsaariana cresceu 2,3%. "Na China, o crescimento no mercado de alimentos e bebidas abrandou significativamente", informou a Nestlé.

Como outras grandes empresas mundiais, a Nestlé enfrenta também desafios demográficos e globais como o crescimento nos mercados emergentes, o envelhecimento das economias avançadas e também os novos gostos dos consumidores, que mostram preferência cada vez mais pela nutrição saudável e produção local. As vendas da Nestlé também foram prejudicadas nos recentes anos pela valorização do franco suíço, que fez a empresa perder força em mercados importantes, como China e Europa.

"Os preços atingiram um nível historicamente baixo, por causa de cenários deflacionários em toda uma série de mercados desenvolvidos e os baixos preços das commodities", disse a Nestlé.

No primeiro semestre do ano passado os números também caíram se comparado com igual período de 2014, em que o lucro líquido recuou 2,5% e a receita apresentou leve queda de 42,98 bilhões de francos suíços para 42,84 bilhões. A empresa também enfrentou um problema que vai além do mercado em meados do ano passado, quando teve que retirar o macarrão Maggi das prateleiras da Índia após alguns reguladores alegarem que as embalagens continham excesso de chumbo.

No Brasil, vendas da Nestlé cresceram no primeiro semestre 

Para o país, a companhia reportou um avanço entre 4% e 6% nas vendas dos seis primeiros meses do ano, impulsionado pelos laticínios e pela linha Nescafé Dolce Gusto. A Nestlé também informou ter realizado aumento “seletivo” dos preços no período no Brasil.

As informações são do jornal O Estado de São Paulo, do jornal Valor Econômico e do portal Supermercado Moderno.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?