O conglomerado global de alimentos e bebidas Nestlé injetou investimentos de vários milhões de libras na instalação pioneira da Impact Recycling para progredir na gestão de plástico difícil de reciclar e criar mudanças ambientais positivas.
Superar as implicações ambientais de plásticos difíceis de reciclar e as barreiras para manuseá-los na produção de alimentos e bebidas é uma preocupação fundamental da indústria.
A problemática categoria de plásticos estimulou uma nova parceria de investimento entre a gigante global Nestlé e a empresa de tecnologia Impact Recycling. A desenvolvedora de tecnologia com foco ecológico Impact Recycling desenvolveu uma tecnologia inovadora de reciclagem de plástico que estará no centro da nova fábrica de reciclagem da empresa no Reino Unido.
A Nestlé está investindo £ 7 milhões (US$ 8,87 milhões) na Impact Recycling, que espera que promova a forma como a indústria de alimentos e bebidas lida com plásticos difíceis de reciclar de forma ambientalmente responsável. Juntamente com uma subvenção da Innovate UK, a instalação de plásticos estará operacional no final do verão de 2024.
"Queremos procurar soluções onde possamos investir para estimular o desenvolvimento da infraestrutura de reciclagem tão necessária no Reino Unido", disse Sokhna Gueye, chefe de embalagens da Nestlé Reino Unido e Irlanda.
Os problemas em torno da reciclagem de plástico
Planos, metas e defensores focados em plásticos estão ganhando terreno no Reino Unido, estimulando mudanças nas operações de alimentos e bebidas. A estratégia de redução de resíduos do governo do Reino Unido, o Pacto dos Plásticos e a Rede de Plásticos Circulares da Innovate UK, buscam eliminar o impacto ambiental prejudicial dos plásticos.
As embalagens plásticas flexíveis representam um quarto das embalagens de consumo do Reino Unido, mas apenas 8% foram coletadas para reciclagem em 2022, por exemplo, compartilhou o Ecosurety, um esquema de conformidade do Reino Unido certificado pela B Corp. Em resposta, a Nestlé afirmou que empreendeu amplos esforços para redesenhar suas embalagens flexíveis, fazendo a transição de estruturas multimateriais complexas para projetos monomateriais mais simples e mais fáceis de reciclar.
"Infelizmente, a atual infraestrutura de reciclagem no Reino Unido não está adequadamente equipada para lidar com esses materiais", disse Gueye. "Este investimento visa enfrentar este desafio premente e melhorar a capacidade de reciclagem de embalagens flexíveis", acrescentou Gueye.
O Pacto dos Plásticos do Reino Unido, lançado pela instituição de caridade Waste and Resources Action Programme (WRAP), visa abordar o impacto dos resíduos plásticos nas mudanças climáticas. O objetivo é cumprir várias metas: eliminar plásticos problemáticos, entender embalagens reutilizáveis versus recicláveis, aumentar a reciclagem de plásticos para 70% e atingir 30% de conteúdo reciclado. A instituição de caridade do Reino Unido incentiva mais empresas a se engajarem na inovação e no progresso do setor para atingir essas metas.
A Rede de Plásticos Circulares da Innovate UK compreende uma comunidade de mais de 5000 indivíduos que se esforçam para progredir na produção, uso e compreensão do plástico para garantir que se encaixam em uma economia circular. Uma de suas áreas de foco é o Desafio de Embalagens Plásticas Sustentáveis Inteligentes de £ 60 milhões (US$ 76 milhões), que visa apoiar desenvolvimentos que possam criar mudanças positivas na capacidade do Reino Unido de lidar com os 3Rs de resíduos de embalagens plásticas: reduzir, reutilizar e reciclar.
Uma nova forma de reciclar plásticos
A Impact Recycling abrirá sua nova instalação de reciclagem de plástico em Durham, Reino Unido. A fábrica foi projetada para processar plásticos flexíveis difíceis de reciclar, normalmente usados em embalagens de alimentos. Sua tecnologia transformará esses plásticos em pellets que podem ser reutilizados e reaproveitados em novos produtos flexíveis, como sacos postais e sacos de lixo.
A tecnologia trabalha separando resíduos plásticos rígidos mistos pós-consumo para recuperar dois fluxos consistentes de resina pós-consumo (PCR), polietileno (PE) e polipropileno (PP), cada um contendo 98% de pureza.
Um processo chamado Sistema de Separação de Oscilação Defolada (BOSS) organiza os resíduos plásticos girando-os em água, que classifica diferentes materiais entre os que afundam e os que flutuam, dependendo de sua densidade. A separação de materiais plásticos facilita a identificação de quais podem ser reciclados e permite que as empresas implementem as medidas necessárias para isso.
Falando sobre as metas da Nestlé para a instalação, Gueye compartilhou: "Quando aberta, a instalação terá capacidade para receber 25.000 toneladas de plástico flexível, o que significa que tem o potencial de reciclar mais do que a quantidade de embalagens plásticas flexíveis que a Nestlé UK e Irlanda coloca no mercado".
Os objetivos plásticos da Nestlé
Os plásticos são um elemento crucial das operações de negócios da Nestlé. "Ele mantém nossos produtos seguros e frescos em sua jornada para os consumidores, permite que eles sejam transportados e entregues com segurança e oferece informações sobre o produto em si", disse Gueye, comentando sobre a compreensão do papel crítico que as embalagens desempenham na Nestlé.
"Mas também reconhecemos a necessidade urgente de abordar o impacto ambiental dos resíduos de embalagens, particularmente os plásticos", acrescentou Gueye. A Nestlé implementou um processo para coletar embalagens, como embalagens KitKat, bolsas de ração Purina, sacolas de confeitaria Rowntree e sacolas de cereais Nestlé nos principais pontos de coleta de supermercados e reciclagem.
"Cada ação que tomamos tem um impacto em fazer a diferença na forma como as embalagens são recicladas e dar-lhes uma segunda vida", disse Gueye. "Apoiar tecnologias inovadoras como a Impact Recycling é apenas um dos muitos passos que estamos dando em nossa jornada para garantir que nossas embalagens não acabem como resíduos", acrescentou Gueye.
A Nestlé adotou uma estratégia de cinco pilares em três áreas principais como parte de sua estratégia de redução de resíduos. Em primeiro lugar, pretende criar menos embalagens através da redução do plástico ou da utilização de plásticos virgens. Também se concentra na reutilização e recarga, disse Gueye, em vez de embalagens descartáveis e se esforça para criar embalagens melhores usando materiais alternativos para facilitar a reciclagem. Além disso, está trabalhando para desenvolver melhores sistemas de reciclagem e ajudar a repensar comportamentos internamente e com parceiros e consumidores.
"No Reino Unido e na Irlanda, nossos esforços continuam em ritmo acelerado para garantir que quase 100% de nossas embalagens sejam projetadas para reciclagem até 2025, e continuamos trabalhando para que todas as nossas embalagens sejam recicláveis ou reutilizáveis", disse Gueye.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.