Abre alas que eu quero passar com as novidades quentinhas do setor lácteo pra encerrar a semana e dar início ao carnaval de informações que vem a seguir. Coloque seu abadá, separa o queijinho e vamos dar início ao bloquinho de atualizações do MilkPoint. #GoMilk!
"Daqui não saio, daqui ninguém me tira..."
Aparentemente a Rússia decidiu que não vai sair mesmo do pé da Ucrânia e na noite de quarta (23/02) o presidente do país, Vladimir Putin, deu sinal verde àquilo que definiu como “operação militar especial” e autorizou ataque de tropas Russas à Kiev, Capital da Ucrânia. Brincadeiras a parte, a situação é realmente triste e infelizmente não foi solucionada na base da conversa, com isso muita gente está sofrendo as consequências. Mas o produtor de leite tem alguma coisa a ver com isso? Sim, infelizmente o mundo todo irá sofrer com essa situação. Entenda como o conflito entre Rússia e Ucrânia pode impactar o setor lácteo brasileiro.
"Allah-lá-ô, ô ô ô ô... Mas que calor, ô ô ô ô ô ô..."
Não precisou nem atravessar o deserto do Saara pra sentir esse clima quente. E o Sul do Brasil sabe bem disso. A estiagem que atinge Santa Catarina desde o ano passado já causou prejuízo superior a R$ 3,7 bilhões à agricultura do Estado. A dificuldade trazida pela falta de chuvas fez com que o Rio Grande do criasse um Fórum Permanente de Combate à Estiagem, um ambiente de articulação e de orientação de políticas públicas com a intenção de propor medidas e ações para combater os efeitos da estiagem e minimizar os seus impactos.
A situação é complicada e os produtores sofrem com isso. Um panorama sobre essa situação no Sul do país foi publicado essa semana no Milk, com os desafios, impactos e perspectivas para 2022. Confira! E ainda saiu um e-book gratuito com informações bem legais pro produtor enfrentar os desafios do período quente e de chuvas.
"Mamãe eu quero, mamãe eu quero mamar..."
E, aparentemente, muita gente também quer! Uma pesquisa da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura apontou os dez alimentos mais consumidos ao redor do mundo e adivinhem quem está no topo do ranking? Isso mesmo, o leite! O leite e seus derivados lideram a lista de alimentos mais consumidos do mundo.
Com isso, algumas empresas relacionadas ao setor têm batido recordes e investindo. A Sooro Renner bateu recordes em 2021 e o leite fermentado Betânia ganhou uma nova fórmula e nova embalagem.
"Ai, ai, ai ai, ai ai ai, está chegando a hora..."
Está chegando a hora de começar a olhar para alguns pontos na propriedade como investimentos e não gastos. (Aliás, já passou da hora, né?!)
O uso excessivo de antibióticos na medicina humana, veterinária e na produção animal tem sido associado ao aumento da resistência bacteriana em âmbito mundial e isso é um baita problema. Uma das formas de amenizar isso, é realizar a cultura microbiológica na propriedade. Mas será que investir na cultura microbiológica na fazenda é uma despesa ou um investimento? Confere esse artigo que vai te trazer resultados surpreendentes.
"O jardineira por que estás tão triste? mas o que foi que te aconteceu?"
Quem caiu do galho não foi a Carmélia, mas sim os produtores Argentinos. Em relatório, os dados apontem que a Argentina foi o país da amostra com o menor aumento interanual em relação ao preço pago ao produtor em dólares nos diferentes países.
Mas um carinho pode ajudar, né? No caso dos Argentinos é um pouco mais complicado, de fato, mas as vacas leiteiras adoram. Recentemente, estudos com zebuínos, como a raça Gir Leiteiro, revelaram que algumas técnicas podem auxiliar a desvendar o comportamento na sala de ordenha, melhorando o bem-estar e aumentando até mesmo a produtividade. Confere a matéria!
"É só isso, não tem mais jeito. Acabou, boa sorte..."
Brincadeiras a parte e com todo respeito e zelo que o MilkPoint sempre teve com todos os participantes do setor lácteo durante toda sua trajetória, enceramos mais uma semana. Obrigada por nos acompanhar e nos vemos na semana que vem. Lembre-se que a pandemia não acabou, curta o seu carnaval com segurança e saúde. Até mais!
Aqui em baixo você confere mais alguns conteúdos importantes que foram no site essa semana:
- FAESC reivindica criação de núcleo voltado à pastagens para bovinocultura de leite em SC
- Danone encerra 2021 com crescimento de vendas mais rápido em sete anos
- EUA: queda na quantidade de novilhas limitará a expansão do setor leiteiro
- Mapa e BNDES firmam acordo para incentivar redução de emissões na pecuária
- PR: lácteos esboçam reação nos primeiros meses de 2022
- Argentina: incêndios comprometem rebanho bovino do país
- Conseleite/PR: projeção de alta de 3,71% no preço do leite entregue em fevereiro
Quer ficar ainda mais por dentro do setor?
Participe do nosso grupo no Telegram: https://t.me/milkpointexperts
Siga-nos no canal do Youtube: https://bit.ly/2YegKsw
Ou acompanhe o Google Notícias: https://bit.ly/3gWQhWP
Gostaria de enviar textos ou sugestões de temas para nós? Encaminhe para contato@milkpoint.com.br ou deixe nos comentários!
Equipe MilkPoint