Mudanças na ordenha de leite ajudam a economizar água, aponta Embrapa

Uma pesquisa da Embrapa de São Carlos (SP) descobriu que manejos simples, mudança de hábitos e qualificação da mão de obra podem economizar até 30% de água em instalações de ordenha. O objetivo foi quantificar o consumo para melhorar a eficiência do uso da água no processo de ordenha, promovendo a gestão do recurso. O investimento do produtor é baixo

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Uma pesquisa da Embrapa de São Carlos (SP) descobriu que manejos simples, mudança de hábitos e qualificação da mão de obra podem economizar até 30% de água em instalações de ordenha. O objetivo foi quantificar o consumo para melhorar a eficiência do uso da água no processo de ordenha, promovendo a gestão do recurso. O investimento do produtor é baixo.

Uma fazenda localizada em Descalvado possui 60 vacas e cada uma produz em média 15 litros de leite por dia. Para garantir a produção, os animais precisam beber bastante água. Lá, os bebedouros ficam espalhados pela propriedade e a água para matar a sede dos animais e para a limpeza do espaço saem de um posto artesiano.

Higienização


Para deixar a sala de ordenha limpa, são gastos por dia entre 1,2 mil a 1,3 mil litros de água. “Você tem que higienizar, afinal a gente está produzindo alimentos. Se você não higieniza, problemas surgirão mais na frente na cadeia”, disse o produtor Mario Dotta e Silva.

A fazenda também adotou a prática do reuso. A água utilizada na limpeza vai para uma fossa e depois é usada para irrigação e adubação do pasto. A sustentabilidade é regra na propriedade. “Essa água tem que ser reutilizada de alguma forma para gerar eficiência”, afirmou Silva. 

Redução de 30%

Toda essa mudança pode ter um impacto positivo no uso da água, já que a economia nos locais onde são feitas as ordenhas pode chegar a 30%. A Embrapa monitorou os três hidrômetros por 18 meses.

O pesquisador constatou que na limpeza da sala de ordenha onde se gasta mais, em média 48% do total, 37% vão para o processo de ordenha e limpeza dos equipamentos e apenas 10% para o consumo dos animais. Medidas simples podem ajudar bastante na economia como fazer a raspagem do solo para só depois lavar.

“Muitas vezes para acontecer mudanças a gente precisa de dinheiro, precisa por a mão no bolso. Isso não é totalmente verdade quando se fala em meio ambiente. Se a gente fizer algumas mudanças culturais, ou seja, se eu uso água sem pressão e passo a usar com pressão, isso vai contribuir para a eficiência hídrica. Uma torneira pingando, naquele segundo aquele pingo não é nada, mas em 24h do dia, aquele pingo é uma grande quantidade”, explicou o pesquisador da Embrapa Júlio Palhares.



Cisterna

O produtor também pode investir em uma alternativa para garantir água de graça. Uma cisterna, por exemplo, que capta água da chuva e armazena em uma caixa d’água de 10 mil litros. O sistema custa aproximadamente R$ 7 mil.

“A cisterna foi instalada em dezembro de 2015 e até a data de hoje, nós já conseguimos economizar em torno de 75% da água que nós utilizávamos para lavar o piso depois da ordenha”, acrescentou Palhares.

Para ele, é preciso cuidar bem dos recursos naturais, principalmente nos dias de atuais. “Nossas fontes de água, os nossos solos, o nosso ar que hoje se fala tanto, também precisam ser cuidados - também precisam ser inseridos no dia a dia da nossa produção”, concluiu Júlio Palhares.

Vale a pena ler também: 

Pesquisa da Embrapa aponta que práticas simples economizam 30% de água em sala de ordenha

As informações são do G1.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?