ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mudanças nas cadeias de leite e frutas gera receio nos setores

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/12/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

“É um tiro no pé dos produtores”, disse o presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Eduardo Brandão, sobre a mudança proposta pelo governador do Estado de São Paulo, João Doria, de retirar o benefício fiscal que isenta operações com verduras, frutas, hortaliças e insumos. De acordo com ele, o segmento fruticultor ainda está calculando o impacto financeiro da mudança, mas Brandão adianta que será desanimador.

Em ofício enviado na quarta-feira passada ao governador João Doria, a Abrafrutas pediu a revisão dos decretos que promove, a partir de 1º de janeiro de 2021, a volta de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações.

No documento enviado ao Palácio dos Bandeirantes, a associação pede a revisão dos decretos, principalmente no que se refere às isenções para energia elétrica, insumos agropecuários, hortifrutigranjeiros e combustíveis. Na prática, as mudanças poderão elevar entre 1% e 5% o custo de algumas culturas e reduzir em até 30% a margem líquida da produção de leite

Para o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite, Roberto Jank, a mudança na lei poderá diminuir a competitividade dos produtores do segmento em São Paulo em comparação ao de outras regiões do país. No estado, o segmento é responsável pela industrialização de apenas 30% do que é consumido. No longo prazo, ele vislumbra um cenário preocupante de desmonte da cadeia, com reflexos principalmente sobre pequenos produtores.

Diante do impacto iminente, Jank conversou recentemente pelo telefone com o Secretário de Agricultura de São Paulo, Gustavo Junqueira, na tentativa de frear algumas mudanças previstas para janeiro. “Ele está sensibilizado com a nossa situação e ganhamos a promessa dele de que o leite que vem de fora de São Paulo também será tributado”.

De acordo com Jank, dessa forma pelo menos o produtor de São Paulo não perderá tanta competitividade frente à matéria prima de outras regiões. Mas ainda assim haverá perdas para os produtores radicados do Estado, e essas perdas estarão refletidas na conta de luz.

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite, que também é produtor e diretor da Agrindus, afirmou ao Valor que a elevação da alíquota do ICMS de 0 para 12% terá impacto de R$ 600 mil ao ano em sua fazenda, por exemplo, que é de grande porte. Para produtores menores, no Vale do Paraíba, poderá implicar outras perdas. Isso porque o leite fresco, explica Jank, não pode viajar grandes distâncias, e com o combustível mais caro haverá problemas.

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures