MT: Encontro debate a cadeia produtiva do leite

Fique Atento: Presente em grande parte das pequenas propriedades rurais, a cadeia produtiva do leite vem crescendo consideravelmente no Brasil e em Mato Grosso. Para debater os desafios relacionados à qualidade do produto, o Sebrae em Mato Grosso traz aos produtores de leite, cooperativas, laticínios, associações, sindicatos e empresários, o I Encontro da Cadeia Produtiva do Leite, nos dias 10 e 11 de outubro, na capital do estado.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Presente em grande parte das pequenas propriedades rurais, a cadeia produtiva do leite vem crescendo consideravelmente no Brasil e em Mato Grosso. Para debater os desafios relacionados à qualidade do produto, o Sebrae em Mato Grosso traz aos produtores de leite, cooperativas, laticínios, associações, sindicatos e empresários, o I Encontro da Cadeia Produtiva do Leite, nos dias 10 e 11 de outubro, na capital do estado.

O objetivo do evento é promover a integração entre todos os elos da cadeia produtiva do leite e transferir conhecimento por meio de palestras, visita a campo, exposição demáquinas e equipamentos para os setores da indústria, transporte e produção. Será apresentado o Programa Alimentos Seguros para a Cadeira Produtiva do Leite (PAS Leite), que tem foco na qualidade e segurança.

Aureliano da Cunha Pinheiro, gestor do projeto Balde Cheio e organizador do evento, fala da importância do encontro. “Há uma necessidade de mudança em alguns conceitos. Existe um grande potencial no estado que não está sendo aproveitado. Mato Grosso ainda tem uma atividade muito tradicionalista, fora do contexto das necessidades da indústria. Além disso, esse quadro não contribui para uma consolidação do setor no estado”, destaca. Ele acrescenta que o encontro trará ao público novas tecnologias, a melhor maneira de aplicá-las e como ter qualidade no produto final.

Estão previstas sete palestras no primeiro dia, sobre os temas: Tendências e cenários para o leite no mundo e Brasil; Leite bom é com qualidade (PAS Leite); A experiência da cadeia produtiva do leite em Quebec – Canadá; Produzindo com tecnologia e qualidade – produção de leite na Nova Zelândia; De pai para filho: a sucessão familiar no campo; Assistência Técnica como Diferencial Competitivo; e Produção e renda com sustentabilidade.

O Dia de Campo será realizado em 11 de outubro, no Haras Dourado, em Rondonópolis, com clínicas tecnológicas e apresentação de caso de sucesso. As atividades vão abordar a alimentação com pastagens irrigadas, com foco na fertilidade dos solos, no período das chuvas e da seca; a cana-de-açúcar no período seco; cria e recria de bezerros enovilhas utilizando o quadro de crescimento; manejo reprodutivo, utilizando o quadro de controle reprodutivo.

A programação termina com a apresentação de quatro casos de sucesso do programa Balde Cheio em Mato Grosso, das regiões Noroeste, Norte Araguaia, Portal da Amazônia e Baixada Cuiabana-Vale do São Lourenço. As inscrições para palestras e Dia de Campo podem ser feitas antecipadamente pelo telefone 0800 570 0800 ou no dia do evento, no Centro de Eventos do Pantanal.

As informações são da Agência Sebrae de Notícias
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?