MST invade fazenda de pesquisa científica em Ribeirão Preto/SP

Cerca de mil integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram uma fazenda com fins científicos que o governador Geraldo Alckmin quer pôr à venda. Segundo a Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo, na madrugada deste sábado (16), o MST bloqueou a entrada da do Polo Regional Centro-Leste, em Ribeirão Preto, com maquinário do próprio instituto.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Cerca de mil integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram uma fazenda com fins científicos que o governador Geraldo Alckmin quer pôr à venda. Segundo a Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo, na madrugada deste sábado (16), o MST bloqueou a entrada da do Polo Regional Centro-Leste, em Ribeirão Preto, com maquinário do próprio instituto.

Os manifestantes ocuparam a sede, os laboratórios, os alojamentos e as oficinais da fazenda. Havia por volta de 25 pesquisadores no local. A Polícia Militar foi acionada. Não houve confronto.



O Polo Regional é um dos 79 imóveis do Estado de São Paulo que Alckmin listou como bem para alienação, em abril. O projeto de lei com a previsão de venda está suspenso por liminar no Tribunal de Justiça paulista. A comunidade científica afirma que não consente com a venda dos imóveis, 16 dos quais são de posse da Secretaria de Agricultura. O Polo Regional Centro-Leste faz pesquisas como a de desenvolvimento de leite vitaminado.

O MST disse, em seu site, que a fazenda está no rol das "áreas que o Estado quer converter em capital, a fim de abastecer os cofres de grandes empresas dos setores da construção civil, hoje em crise, e muitas delas envolvidas em casos de corrupção".

O movimento pede sua destinação imediata para a reforma agrária. "Nós vamos produzir aqui tecnologias sociais ligadas à agroecologia e alimentos saudáveis, sem uso de agrotóxicos, sem danos à natureza, para abastecer a população de Ribeirão Preto", afirmou a direção do MST.

Leia também:

SP: liminar barra processo de venda de fazendas de pesquisas agropecuárias

As informações são da Folha de São Paulo.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

claudir jorge kuhn
CLAUDIR JORGE KUHN

TOLEDO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/07/2016

Isso é costume deles. Queria velos alimentar o mundo sem a ajuda da ciência.
Qual a sua dúvida hoje?