MS: produtores de leite de Três Lagoas alcançam bons resultados com o Programa Mais Leite

O Programa Mais Leite, desenvolvido no estado de Mato Grosso do Sul pelo SENAR/MS, conta com total apoio do Sindicato Rural de Três Lagoas. Com a criação do programa de ATeG - Assistência Técnica e Gerencial, que busca incrementar a produção sul-mato-grossense, os produtores que participam já estão tendo ótimos retornos e apoio técnico nas atividades que desenvolvem.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O Programa Mais Leite, desenvolvido no estado de Mato Grosso do Sul pelo SENAR/MS, conta com total apoio do Sindicato Rural de Três Lagoas. Com a criação do programa de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial, que busca incrementar a produção sul-mato-grossense, os produtores que participam já estão tendo ótimos retornos e apoio técnico nas atividades que desenvolvem.

Em 2016, o Mais Leite atendeu cerca de 930 produtores, em 40 municípios. Em Três Lagoas esse programa já é realidade e o técnico responsável é o engenheiro agrônomo, Kennides Martins, que antes desenvolvia o trabalho em Cassilândia. “Vai ser o terceiro mês de atendimento em Três Lagoas. Hoje estamos tendo uma grande melhora. Essa assistência que nós prestamos pra eles é mais voltada para o gerencial”, reforça.



Kennides disse que todo o processo gerencial é sistematizado e o SENAR tem um aplicativo, um software, por onde o técnico coleta as informações com o produtor. “As coletas são realizadas, as receitas, despesas, e quando lançamos no software, conseguimos mostrar para ele alguns indicadores, perceber se a atividade está sendo rentável ou não, além da taxa de vaca/lactação por total de vaca, taxa de vaca/lactação por total de rebanho e outros indicadores que na atividade do leite temos parâmetros para seguir”, conclui.

Resultados

Com o programa, a produção média diária de leite deu um grande salto. No mês de maio, eram 42,73 litros por propriedade. No mês de junho, foi para 69,29 litros, um crescimento expressivo.

Maio 2017

Produção média diária (litros)/propriedade : 42,73
Média produção vacas lactação – litros: 4,80
% vacas em lactação x total de vacas: 53,85%
%vacas em lactação x rebanho total: 22,58%
Propriedades: 6
Técnico:1
Produção mensal do grupo: 14.570 litros


Junho 2017

Produção média diária (litros)/propriedade : 69,26
Média produção vacas lactação – litros: 7,60
% vacas em lactação x total de vacas: 55,41%
%vacas em lactação x rebanho total: 23,03%
Propriedades:11
Técnico:1
Produção mensal do grupo:18.699 litros


Para Kennides, “na área de assistência técnica, conseguimos melhoras às vezes até com o manejo sem nenhum investimento do produtor. Estamos bem satisfeitos com os números de Três Lagoas e creio que logo vamos conseguir aumentar o número de produtores atendidos. Entrar no programa é gratuito, mas, o produtor já pagou por isso via FUNRURAL", concluiu. 





Você recebe assistência técnica na sua propriedade? Viu melhorias após adotá-la? Compartilhe a sua experiência conosco! 

As informações são do Jornal Dia Dia.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?