MS: produção de leite não passa de 100 litros/dia em 60% das propriedades

Mais da metade dos produtores de leite de Mato Grosso do Sul não consegue gerar mais de 100 litros de leite por dia. Dos 24 mil criadores do segmento lácteo, 15,1 mil estão nessa situação, o que representa 62% do total. Eles têm prejuízos diariamente, porque é necessário atingir produção mínima de 300 litros ao dia para garantir a viabilidade do negócio.[...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Os números refletem no crescimento do setor no Estado e os produtores sul-mato-grossenses perdem cada vez mais em margem de lucro, além de sofrer com a falta de investimentos. Com isso, MS ocupa a 13ª posição no ranking nacional e segue na contramão do desenvolvimento do setor no país, na avaliação do diretor do Sindicato Rural de Campo Grande, Wilson Igi.

Em dez anos, o volume produzido no Estado subiu apenas 28,1%, enquanto em Goiás a alta foi de 230,8% e em Mato Grosso o aumento chega a 191%, entre 1990 e 2000, segundo a Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

O assunto preocupa entidades do segmento e será discutido em evento na semana que vem, em Campo Grande. Segundo o diretor secretário da Famasul, Ruy Fachini, a ideia é dar suporte técnico para que o produtor rural possa gerenciar melhor sua produção e aumentar o preço. "Para se ter uma ideia de como é necessário melhorar este panorama, estamos muito abaixo do cenário nacional, onde o volume produzido é 1,381 mil quilos por vaca por ano", comenta.

O evento - 18º Encontro Técnico do Leite - será promovido pela Famasul em parceria com o Sindicato Rural de Campo Grande e a Sepaf (Secretaria de Produção e Agricultura Familiar). “Nesta edição, apresentaremos alternativas com baixo custo ou custo zero", prometeu Wilson Igi.

As informações são do Portal Campo Grande News
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Thiago
THIAGO

AMAMBAI - MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/06/2015

Sou de Amambai-MS ultima nota q recebi tava 0.67Litro muito baixo na chacara do pai produz uma media de 45L/dia  tirando o desconto do governo da nota q come 0.2 por litro nao da pra pagar o funcionario todo mes fecha no vermelho e tenso. um grande problema aqui no estado e a falta de industrias de leite aqui no municipio mesmo o leite vai para o Parana e estamos a 192KM da divisa isto faz o frete come o preço e jogar la pra baixo o litro.
darlani  porcaro
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/05/2015

Pela péssima remuneração ao leite, e o arroba de bezerro está mais interessante, talvez não seja viável, tirar muito leite, e sim,

criar bem os bezerros.
Qual a sua dúvida hoje?