MS - Conseleite estuda alteração dos valores de referência do leite

O Conselho Paritário de Produtores/Indústrias de Leite do MS (Conseleite/MS) vai alterar as escalas de ágios e deságios dos preços do leite entregue pelo produtor à indústria, de acordo com a qualidade do produto. Isso significa que o valor final pago ao produtor pode aumentar ou cair dependendo da qualidade e volume.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

O Conselho Paritário de Produtores/Indústrias de Leite do MS (Conseleite/MS) vai alterar as escalas de ágios e deságios dos preços do leite entregue pelo produtor à indústria, de acordo com a qualidade do produto. Isso significa que o valor final pago ao produtor pode aumentar ou cair dependendo da qualidade e volume.



Segundo o presidente da entidade, Pedro Guerbas Filho, a alteração beneficia o setor de ponta a ponta. Primeiro os consumidores, que terão acesso a um produto de melhor qualidade. Depois os produtores, que receberão uma espécie de prêmio se superarem a qualidade estabelecida em lei. E por último, também a indústria, que incentivará o produtor a oferecer matéria-prima de melhor qualidade, aumentando a rentabilidade.

A decisão foi tomada na última sexta-feira (08), atendendo pedido de produtores e indústria, e será implementada após estudos criteriosos. “O Conselho de Produtores já apresentou uma nova tabela. Agora falta a indústria aprová-la ou solicitar modificações e o prazo máximo para que isto ocorra é o dia 12 de abril”, explica Guerbas Filho.

As informações do Conselho mostram que em fevereiro de 2013 o preço do leite padrão entregue pelo produtor atingiu média de R$ 0,6949/litro, considerando o volume de até 100 litros/dia. Para março, a projeção é que a cotação da matéria-prima chegue a média de R$ 0,6984/litro, ou seja, registrando alta de 0,5% frente fevereiro.

Os valores de referência adotados pelo Conseleite são para a matéria-prima leite “posto propriedade”, o que significa que o frete não deve ser descontado do produtor rural. Nestes valores não estão inclusos o Funrural de 2,3%, a ser descontado do produtor.

Na reunião desta última sexta-feira, ficou decidido que será feita uma Campanha para trazer indústrias do Estado para dentro do Conseleite. Além disso, o Serviço Brasileiro de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (Sebrae/MS) trouxe um instrutor para tirar dúvidas dos produtores sobre o projeto Vaca Móvel.

Conseleite - É um Conselho formado pelo mesmo número de representantes dos produtores rurais e das indústrias. Trata-se de uma associação civil, regida por estatuto e regulamentos próprios. O objetivo é a busca pró-ativa de soluções conjuntas, pelos produtores rurais e indústrias, para problemas comuns do setor lácteo sul-mato-grossense, por meio de uma relação mútua de confiança que visa uma maior clareza no estabelecimento de preços de referência para a matéria-prima leite.

Clique aqui para visualizar a Resolução nº03/2013 do Conseleite com os valores de referência. 

A matéria é do Sistema Famasul, adaptada pela Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Gustavo Ribeiro da Silva
GUSTAVO RIBEIRO DA SILVA

NOVA OLÍMPIA - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/03/2013

Parabéns ao Conseleite/MS e seus produtores. Essa medida esta colocando o Estado no rumo certo, e com isso conseguirão desenvolver o setor de leite. Na contra mão, nosso Mato Grosso quer criar um fundo (capitalizado por taxação nos coitados dos produtores), que será a pá de cal no setor do leite Matogrossense.
Qual a sua dúvida hoje?