Ministro do MDA se reúne com produtores de leite para avaliar importações

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, reuniu-se nesta quinta-feira (17), com representantes de produtores nacionais de leite para avaliar a evolução das importações de leite em pó. Durante o encontro, o ministro acolheu as demandas do setor, que ressaltou a preocupação com o crescimento da presença uruguaia no mercado nacional, que hoje responde por 1,5% do leite em pó no Brasil.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 6
Ícone para curtir artigo 0

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, reuniu-se nesta quinta-feira (17), com representantes de produtores nacionais de leite para avaliar a evolução das importações de leite em pó. Durante o encontro, o ministro acolheu as demandas do setor, que ressaltou a preocupação com o crescimento da presença uruguaia no mercado nacional, que hoje responde por 1,5% do leite em pó no Brasil.

De acordo com representantes do setor lácteo, as cooperativas brasileiras são responsáveis por movimentar 40% da produção nacional de leite. Aproximadamente 70% dessas cooperativas se enquadram no perfil da agricultura familiar. “O peso da cadeia produtiva do leite é muito grande para o nosso público”, avaliou o ministro. “Temos a preocupação de que a agricultura familiar esteja sempre qualificada para se manter nesse mercado”, pontuou.

Preço

Outro ponto discutido durante a reunião foi a renovação do acordo feito com a Argentina sobre o comércio de leite em pó entre os dois países. O documento delimita importações dos produtos argentinos e controla preços, evitando um crescimento que prejudique produtores nacionais.

Também foi lembrada a ação de defesa comercial unilateral (antidumping) em relação a Nova Zelândia e países da União Europeia. A representação junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) permitiu a redução das importações de leite em pó desses países e a maior participação de comércio com parceiros do Mercosul, como Argentina e Uruguai. Para o ministro, a troca foi benéfica. “Foi uma mudança positiva para nos aproximarmos de parceiros regionais”, afirmou. A manutenção dos acordos será votada no dia 5 de fevereiro na reunião do Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

A matéria é do MDA, adaptada pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 6
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

debora sobral machado
DEBORA SOBRAL MACHADO

UNAÍ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/01/2013

A meu ver esse acordo de vizinhos, bom relacionamento só sobrou p os pequenos produtores.
nelsomar pereira fonseca
NELSOMAR PEREIRA FONSECA

MUTUM - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/01/2013

Fica sem comentários, mais uma vez o produtor de leite, vai ficar a ver a queda dos preços, e os interesses dos produtores de outros paises.


RONALDO CARVALHO SANTOS
RONALDO CARVALHO SANTOS

CURITIBA - PARANÁ - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 23/01/2013

Antonio Perozin, seria interessante ser dado ao  conhecimento público os volumes que deram entrada no País,datas, Circulares que habilitaram os exportadores.Qual a data em que a Missão Brasileira  isnpecionou e número da Circular DIPOA ,Marcas e Razão Social.

Quantas amostras foram retirads por lotes, resultados de ANALISE, e, quantos dias apos de posse dos resultados foram os produtos liberados. Quais as analises realizadas e, em qual Laboratorio Oficial de Referencia do MAP.A.

Vamos ficar de olho !!!!!!!





                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             
Antonio Perozin
ANTONIO PEROZIN

VALINHOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/01/2013

Enquanto, estamos ainda discutindo as importações de leite em pó, não mais que de repente, surge nas gondolas dos supermercados, leite longa vida importado da França.

Durma com um barulho desses.
Heleno Ferreira
HELENO FERREIRA

SÃO SEBASTIÃO DO OESTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/01/2013

Se o caro Ministro fosse um produtor de leite, poderia-se dizer que estariamos  dando um grande passo para derrubar este acordo . Como ele não é , neste caso continuamos com  o prejuizo.
RONALDO CARVALHO SANTOS
RONALDO CARVALHO SANTOS

CURITIBA - PARANÁ - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 21/01/2013

Não que eu seja um estraga prazeres, mas a abordagem do assunto passa necessàriamente , não apenas pelo Desenvolvimento Agrário. Em pauta está, como se diminuir o aporte ao Mercado Brasileiro de ,Lácteos, nomeadamente Leite em Pó, que muitas vezes é ofertado ao Brasil a preços abaixo dos custos de produção.


Levantar a real produção de nossos vizinhos e quanto exportam ao nosso desprotegido mercado etc.......


Que há boa vontade do Ministro, não duvido, porem falta-lhe Assessoria e engajamento de outros Ministros. A perdurar ,corremos o risco de mais uma instituição se igualar ao INMETRO, que pratica a Politica do Faz e sabe tudo.
Qual a sua dúvida hoje?