A ministra da Agricultura da Irlanda do Norte, Michelle O’Neill, pediu uma intervenção a nível de Europa para lidar com a crise dentro da indústria leiteira. Os produtores de leite alertaram que sairão da atividade se não receberem preços mais altos pelo seu leite.
O preço pago aos produtores está atualmente em 19 centavos de libra (29,67 centavos de dólar) por litro, mas eles disseram que precisam de cerca de 27 centavos de libra (42,17 centavos de dólar) para não ter perdas.
O’Neill disse que continuaria fazendo lobby para que a Europa resolva isso. Ela liderará uma delegação nas próximas semanas para se reunir com o comissário da Agricultura da União Europeia (UE), Phil Hogan. Ele tem, até agora, resistido aos pedidos para a UE aumentar o “preço de intervenção” do leite.
“O que precisamos ver é intervenção a nível de Europa, particularmente em relação ao preço de intervenção, que permitiria que o mercado estabilize, o que os permitiria começar a construir de novo. Esse não é um problema apenas dos produtores da Irlanda do Norte, mas sim, um problema de toda a Europa”.
O membro do parlamento europeu, Jim Nicholson, levou um relatório ao comitê de agricultura europeu, que foi endossado pelos membros e será votado pelo parlamento. No relatório, Nicholson pediu que o preço de intervenção do leite aumente – esse é o preço base que a UE paga, independentemente das condições de mercado.
O’Neill disse que sua equipe está trabalhando com os produtores da Irlanda do Norte para resolver as “pressões de fluxo de caixa”.
“Eles vêm trabalhando na primavera e no verão em eventos de treinamento, avaliando questões específicas sobre controle de custos, benchmarking, gestão de negócios, ajudando os produtores com coisas práticas e sobre o que eles podem fazer em relação aos seus próprios custos”.
O membro da Assembleia Legislativa, Edwin Poots, que também faz parte do comitê, disse que a indústria de lácteos era tradicionalmente um setor que tinha “preços estáveis” e “lucros razoáveis”.
“Durante o curso desses últimos anos, tivemos enormes flutuações nos preços e a queda, nessa ocasião, foi extremamente longa e extremamente profunda e os produtores estão sendo afetados como nunca antes. Os produtores de leite, tradicionalmente, têm empresado mais extensivamente dos bancos e, consequentemente, há um perigo significante se nada for feito para realmente dar suporte à indústria de lácteos dessa vez. Como resultado disso, muitos produtores sem assistência terminarão falindo e veremos números consideráveis de fazendas para vendas até o final desse ano”.
“Nós desenvolvemos um pacote de suporte aos lácteos para ajudar os produtores que passam pelas inevitáveis dificuldades no fluxo de caixa que se seguirão após os atuais preços do leite. Os analistas estão de forma geral positivos sobre a previsão de prazo mais longo para o setor de lácteos e compartilhamos esse otimismo, mas cada vez mais a indústria reconhece que a agricultura está realmente operando em um ambiente global”.
Há mais de 2.500 fazendas leiteiras na Irlanda do Norte.
A reportagem é do BBC, traduzida pela Equipe MilkPoint.
Ministra irlandesa diz que intervenção europeia é necessária para lidar com crise do setor leiteiro
A ministra da Agricultura da Irlanda do Norte, Michelle O?Neill, pediu uma intervenção a nível de Europa para lidar com a crise dentro da indústria leiteira. Os produtores de leite alertaram que sairão da atividade se não receberem preços mais altos pelo seu leite. O preço pago aos produtores está atualmente em 19 centavos de libra (29,67 centavos de dólar) por litro, mas eles disseram que precisam de cerca de 27 centavos de libra (42,17 centavos de dólar) para não ter perdas.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.