Ministério intensifica ações de combate à irregularidade no leite

A partir da detecção de fraude em lotes de leite recebidos por quatro empresas no Rio Grande do Sul (três com inspeção federal e uma estadual), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) intensificou a coleta de amostras no estado. Foram 3,2 mil coletas desde junho do ano passado. As ações agora serão intensificadas no resto do País em relação à análise para detecção de ureia. A informação foi dada durante coletiva à imprensa no Mapa nesta quarta-feira, 8 de maio.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 10
Ícone para curtir artigo 0

A partir da detecção de fraude em lotes de leite recebidos por quatro empresas no Rio Grande do Sul (três com inspeção federal e uma estadual), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) intensificou a coleta de amostras no estado. Foram 3,2 mil coletas desde junho do ano passado. As ações agora serão intensificadas no resto do País em relação à análise para detecção de ureia. A informação foi dada durante coletiva à imprensa no Mapa nesta quarta-feira, 8 de maio.

“A primeira detecção de formol aconteceu em uma inspeção de rotina em junho de 2012, no Rio Grande do Sul. Desde então, o Mapa tem aumentado as fiscalizações para descobrir a origem do problema”, destacou a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa/Mapa), Judi Nóbrega.

Cerca de 600 mil litros de leite foram detectados com indícios de fraude entre junho de 2012 e abril deste ano. Todos os produtos processados pelas indústrias que apresentaram problemas foram colocados em apreensão cautelar. Se não fossem encontradas irregularidades, eram liberados para comercialização. Quando havia inconformidades, eram imediatamente descartados. “Esse processo foi fundamental durante as investigações para identificar os responsáveis pela fraude”.

O Ministério Público do Rio Grande do Sul, que firmou acordo de cooperação técnica com a Superintendência Federal de Agricultura do estado em 2008, foi acionado em novembro do ano passado para auxiliar na apuração das irregularidades. “A partir das investigações, descobriu-se que o problema estava no transporte, e não na origem [fazenda produtora] e nem na indústria”, explicou a diretora.

O trabalho do Programa Nacional de Combate à Fraude no Leite vem sendo aperfeiçoado desde 2007, contemplando ações fiscalizatórias com foco em verificação de indícios de fraude e coletas oficiais de amostras (cerca de quatro mil por ano).

A partir da detecção dos indícios de ureia no ano passado, o Ministério da Agricultura vai direcionar ações para este foco. O trabalho agora será traçar um padrão de ureia que permita identificar desvios da faixa de normalidade, tendo em vista que o composto nitrogenado é um componente natural do leite.

As irregularidades encontradas configuram em crime – o que foge à alçada da fiscalização sanitária. No entanto, a quantidade de formol existente na composição da ureia utilizada na fraude é ínfima, o que representa baixo risco em relação à saúde pública.

A matéria é do Mapa adaptado pela Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 10
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Helton Hipolito de Moraes
HELTON HIPOLITO DE MORAES

SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/05/2013

LAMENTÁVEL O ENTENDIMENTO E CONSEQUENTE PARECER PESSOAL DO SR. JOSÉ PEDRO FRANQUEIRA JUNQUEIRA; AO LANÇAR DÚVIDAS SOBRE A SERIEDADE E LISURA DOS PROCEDIMENTOS ADOTADOS PELO GOVERNO AO DETECTAR, COMPROVAR E INICIAR PROCEDIMENTOS RELATIVOS A ALGO TÃO SÉRIO COMO O "ENVENENAMENTO" DO LEITE POR PESSOAS EXTREMAMENTE GANANCIOSAS E DESPROVIDAS DE CARÁTER E RESPEITO AO PRÓXIMO. SR. PEDRO, INFORME-SE MAIS E MELHOR ANTES DE TECER COMENTÁRIOS QUE, AO INVÉS DE AJUDAR, PREJUDICA O SERVIÇO DAS AUTORIDADES COMPETENTES PARA TAL. POIS AO LANÇAR DÚVIDAS LEVIANAS SOBRE OS MOTIVOS QUE LEVARAM AS AUTORIDADES A FAZER NADA MAIS DO QUE SEU DEVER, ESTÁ CONTRIBUINDO INDIRETAMENTE A QUE OUTROS QUE AINDA FAZEM USO E TAL PRÁTICA BRASIL AFORA, E QUE O FAZEM APENAS PORQUE AINDA NÃO NÃO FORAM DESCOBERTOS, MAS CERTAMENTE, UMA HORA O SERÃO, PERSISTAM EM SUA PRÁTICA ILEGAL. O HOMEM, JÁ CHEGOU A LUA............E VOLTOU  !!!!!!
José Fernando Alves Henriques
JOSÉ FERNANDO ALVES HENRIQUES

MARINGÁ - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/05/2013

A pergunta é:

"Será que é só no estado de RS que tem gente querendo levar vantagem com fraude no leite?"

Eu garanto que se for procurado de fio a pavio, por esse Brasil afora, muita coisa vai aparecer.

Estando na atividade leiteira a 14 anos, sei  quanto custa produzir um litro de  LEITE puro com qualidade e manter um rebanho de animais bem alimentados e saudaveis.

Infelizmente a conta dessa "sacanagem" toda irá recair sobre nós produtores, pois muita gente deixará de consumir leite.
Fernando Assis de Freitas
FERNANDO ASSIS DE FREITAS

UBERABA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 12/05/2013

É questionável essa questão de que os transportadores fraudavam sem o conhecimento da indústria. o controle de qualidade falhou, ou foi preparado pra falhar? Precisamos nós sermos mais rigorosos, combater a corrupção e a lucratividade a qualquer preço. Fiscalização rigorosa já é pouco, as penalidades também têm que ser mais rígidas, de pouco adianta um escândalo, já sabem muito bem lidar com isso, a poeira abaixa e o dinheiro tá no bolso.
José Pedro Franqueira Junqueira
JOSÉ PEDRO FRANQUEIRA JUNQUEIRA

SÃO LOURENÇO - MINAS GERAIS

EM 10/05/2013

Me intriga é o fato que noticias como esta e outras do passado ,como o caso da agua oxigenada só aparecerem na mídia , quando o leite da algum sinal de alta. Fraudes acontecem a todos momentos,e em varios setores, mas o que é colocado para o publico tem sempre uma conotação interesseira , pois jamais vamos ver tamanho esforço de divulgação se uma determinada marca de refrigerante tiver algum lote com problemas. Me parece materia paga para diminuir consumo e preço. ( preço só do produtor é obvio ).
Tiago Araujo Ramos
TIAGO ARAUJO RAMOS

EM 10/05/2013

Espero que as fiscalizações sejam rigorosas.porque com a vida e saúde dos consumidores não se brinca  
Fernando Melgaço
FERNANDO MELGAÇO

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 10/05/2013

Em um trabalho de pesquisa, realizado pelo Professor Laerte Dagher Cassoli e sua equipe, ficou provado que: a adição de ureia no leite, na dose de o,25% (zero vinte e cinco por cento), já altera em muito a dosagem de ureia no mesmo. Eis aqui a conclusão dos autores: "a adição de ureia altera de forma significativa os componentes do leite. Porém apenas a quantificação do nitrogênio ureico do leite (NUL) pode ser considerada ferramenta precisa para detecção deste tipo de adulteração no leite".

O título do trabalho é: INFLUÊNCIA DA FRAUDE COM UREIA SOBRE OS COMPONENTES DO LEITE,Dep. de Zootecnia, ESALQ/USP.

Atenciosamente,

Fernando Melgaço
Rosane Vaniski
ROSANE VANISKI

MATELÂNDIA - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 10/05/2013

É necessário uma maior fiscalização dos transportadores, e essas pessoas criminosas devem ser presas e permanecer na cadeia.
Amaurik
AMAURIK

PASSA TEMPO - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 09/05/2013

Se não fosse a fraude o preço do leite seria maior, pois a oferta cai. Já não chega concorrer com a importação agora concorremos com a COPASA tambem
Marcos Adriano Maltauro
MARCOS ADRIANO MALTAURO

UNIÃO DA VITÓRIA - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 09/05/2013

Espero que os órgãos de inspeção estadual e municipal comecem a trabalhar também para combater estas fraudes, pois em muitos laticínios com  estas inspeções tem coisas deste tipo ou até piores!  
osmar nascimento
OSMAR NASCIMENTO

SÃO LUÍS - MARANHÃO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/05/2013

A fraude tem que ser descoberta mesmo. As pessoas que faz  isso neste setor de pecuária  tem que ser presa.
Qual a sua dúvida hoje?