A expectativa é reunir cerca de 12 mil pessoas nos três dias do evento para acompanhar a 41ª Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq), a 40ª Exposição de Produtos Lácteos (Expolac) e o 40º Concurso Nacional de Produtos Lácteos. Nesta edição, 130 empresas nacionais e estrangeiras vão apresentar novidades tecnológicas nos 300 estandes montados no Expominas. Em 2012, foram realizados cerca de R$ 175 milhões em volume de negócios, o que deve ser mantido para a edição deste ano.
Para o presidente da EPAMIG, Marcelo Lana, o Minas Láctea é pautado pela cooperação técnicocentífica, debate de ideias e busca de soluções que atendam às exigências do segmento lácteo. “A EPAMIG pretende levar aos participantes uma visão estratégica de futuro, em que predomina a competitividade empresarial. Para isso, apresentamos trabalhos técnicos, as atividades de pesquisa aplicada às necessidades do agronegócio e o que há de mais moderno em máquinas, equipamentos, embalagens e ingredientes para a indústria de laticínios. São oportunidades que vêm ao encontro das demandas do mercado”, ressalta.
A programação completa está disponível no site oficial do evento .
Novidades
Entre as novidades programadas para este ano, o Minas Láctea vai realizar o 1º Lac’Ideia - um circuito de palestras para difusão de tecnologia sobre insumos, equipamentos e técnicas para produção de lácteos. O Lac’Ideia será realizado de forma bienal e alternada com as palestras científicas promovidas pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes, previstas para 2014. O projeto Fino Paladar, lançado em 2012, terá segunda edição este ano, oferecendo ao público uma degustação tecnológica de produtos, que destaca equipamentos, embalagens e ingredientes específicos utilizados na fabricação.
Pela primeira vez, a miniusina Via Láctea, idealizada pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes estará no Minas Láctea. A miniusina reproduz para o público o funcionamento de uma indústria de lácteos, desde a análise da matéria-prima até a distribuição do produto. Ao final, os visitantes degustam os produtos e recebem informações sobre como produzir, quais os equipamentos necessários, a importância da higiene na produção e na qualidade dos alimentos.
Concurso Nacional de Produtos Lácteos
O Concurso Nacional de Produtos Lácteos deverá contar com a participação de cerca de 60 indústrias do país, que vão concorrer em onze categorias: Queijo Prato, Queijo Gouda, Queijo Provolone, Queijo Parmesão, Queijo Reino, Queijo Minas padrão, Requeijão Cremoso, Doce de Leite Pastoso, Queijo tipo Gorgonzola, Manteiga de primeira qualidade e Destaque Especial (qualquer produto lácteo - queijos, doce de leite, iogurte, bebida Láctea, manteiga, etc - que tenha pelo menos uma característica inovadora ou funcionalidade). Os três primeiros lugares de cada categoria são premiados no encerramento do Minas Láctea, dia 18 de julho, no Expominas.
Para o resultado final, o corpo de juízes, formado por 30 especialistas vindos de universidades, serviços de inspeção federal, estadual e municipal, além de técnicos das indústrias, vai avaliar cada produto no Laboratório de Análise Sensorial, que fica no Instituto de Laticínios Cândido Tostes, nos dias 16 e 17 de julho, de 8h às 12h.
Na 40ª Expolac, o público poderá conferir a tecnologia empregada pela indústria durante o processo produtivo. Nesse espaço, destinado à degustação tecnológica, serão apresentados produtos lácteos já conhecidos do consumidor. A expectativa é reunir cerca de 700 produtos – desde queijos, doces, bebidas lácteas e iogurtes, até produtos inovadores que ainda serão lançados no mercado consumidor – com a participação de 60 indústrias de todo país. O objetivo é mostrar a crescente evolução do setor, oferecendo espaço nobre que permite livre acesso aos visitantes.