Segundo dados da Itambé, quando assumiu a presidência, a cooperativa vivia uma situação financeira difícil. Logo no primeiro ano revolucionou a embalagem de leite fluido, introduzindo sacos plásticos de 1 litro (em substituição às garrafas de vidro). Posteriormente, a Itambé lançou leite em pó fracionado em embalagem plásticas de 250g, conquistando os mercados do Nordeste e Norte, sendo pioneira nessa embalagem.
De acordo com uma reportagem do Globo Rural, José Pereira Campos Filho estava entre as 25 personalidades que mudaram o rumo da agropecuária no Brasil. Segundo a reportagem, José Pereira, assim que assumiu a Itambé, "inseriu-a no contexto empresarial, dando fim ao paternalismo.
Seguem algumas frases registradas de José Pereira :
"Para nós, o sistema cooperativista deve, por meio do econômico, resolver os problemas sociais dos cooperados. Convencemos os associados e estabelecemos metas. Introduzimos tecnologias, buscamos oportunidades no mercado e partimos para a ampliação do negócio."
"Fazemos justiça quando remuneramos os produtores pelo seu desempenho"
Segundo Marcelo Pereira de Carvalho, diretor executivo da AgriPoint, um dos méritos de Pereira foi perceber as mudanças no mercado e a necessidade de administrar a central de forma pragmática. Com sua administração, a cooperativa permaneceu entre as 4 maiores empresas de lácteos do país, posição que permanece hoje, quando foi feita a associação com a Vigor.
A matéria é do MilkPoint, com informações da Itambé e Revista Globo Rural.
