MilkPoint Radar traz os dados de agosto: confira

O volume diário monitorado passou de 1 milhão de litros/dia, com média de 2.291 litros por produtor, bastante acima da média nacional. "É natural que, de início, o sistema seja acessado principalmente por produtores de maior porte, mas com o tempo (e com os técnicos ajudando), alcançaremos uma base mais ampla e representativa", prevê Marcelo Pereira de Carvalho.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Os dados do aplicativo MilkPoint Radar, referentes ao mês de agosto, já estão disponíveis para consulta pelos produtores e técnicos participantes. O sistema, gratuito, permite a comparação de parâmetros entre fazendas de leite. Inicialmente, o aplicativo avalia qualidade, preços e volume produzido.

Neste mês, o sistema contou com 444 produtores de leite, um acréscimo de 11% sobre o mês passado. Esse número deverá crescer substancialmente neste mês, já que, agora, técnicos poderão inserir as informações, desde que autorizados por produtores. “Com isso, empresas de consultoria poderão acompanhar os dados de seus clientes, não só sobre qualidade, volume e preços, mas de outros parâmetros no futuro”, diz Marcelo Carvalho. Em 4 dias, mais de 100 técnicos se cadastraram.


Outra novidade é que os relatórios poderão ser vistos em tempo real, embora com o aviso de que as informações não estariam checadas ainda. “Há uma demanda dos produtores em ter acesso aos dados em tempo real. De início, achávamos que não seria interessante porque fazemos uma checagem minuciosa dos dados. Optamos por liberar as informações, porém, com o aviso de que não são definitivas – os dados consolidados serão liberados até o dia 05 do mês seguinte”, explica.


O volume diário monitorado passou de 1 milhão de litros/dia, com média de 2.291 litros por produtor, bastante acima da média nacional. “É natural que, de início, o sistema seja acessado principalmente por produtores de maior porte, mas com o tempo (e com os técnicos ajudando), alcançaremos uma base mais ampla e representativa”, prevê.

Esses produtores receberam, em média R$ 1,71 de preço líquido, acima da média apontada pelo Cepea para agosto (R$ 1,5257), reflexo certamente do volume maior por produtor na amostra em questão.

O gráfico 1 mostra os preços por média de volume de leite. Nota-se que os produtores de 0 a 250 litros/dia, com média de 131 litros diários, recebem 20% a menos dos produtores de mais de 3.000 litros diários.

Gráfico 1. Preços líquidos por faixa de volume. 

MilkPoint Radar - preços líquidos

Os dados de agosto mostram ainda um leve aumento de preços, mas cerca de 38% dos produtores reportaram quedas. O gráfico a seguir mostra as quedas por estado. Os produtores goianos verificaram as maiores reduções, provavelmente fruto do alto volume de leite UHT, produto que mais sentiu a queda de preços. Já os paulistas tiveram aumento médio de preço em agosto. “Notamos, também, que as empresas que têm um portfólio muito centrado em UHT diminuíram os preços antes das demais”, explica Marcelo.

Os dados parciais de setembro indicam queda significativa dos valores, como seria esperado. Outro dado interessante é que, considerando os mesmos produtores que colocaram dados em julho e agosto, o aumento de oferta foi de 7,6%. Marcelo ressalta que esse dado não deve ser utilizado por enquanto como parâmetro, já que a base é ainda pequena. O Cepea indicou 6,2% de aumento em julho e agosto.

No aplicativo, é possível ver ainda os gráficos de células somáticas, CBT, gordura, proteína, preços por sólidos, relação de preços com qualidade do leite e variação temporal dos preços.

“Apesar de estarmos na fase beta do serviço”, já é possível perceber o potencial de informações de qualidade que podem ser geradas”, avalia Marcelo.

Veja mais em http://www.milkpointradar.com.br/site/.

Participe, é gratuito!

Gráfico 2.
Variação de preços entre julho e agosto.
variação de preços - MilkPoint Radar
O aplicativo está disponível para os sistemas Android e IOS e também pode ser acessado via web, no site www.milkpointradar.com.br.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (19) 3432-2199 ou WhatsApp (19) 99721-4296 ou e-mail contato.radar@milkpoint.com.br ou Skype milkpoint.radar


 
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Nelson Jesus Saboia Ribas
NELSON JESUS SABOIA RIBAS

GUARACI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/10/2016

Ótimo inicio! Parabéns, muito boa a iniciativa de incentivar pequenos e médios produtores a se cadastrarem no sistema, afinal eles serão os maiores beneficiados se as informações abrangerem uma base maior.
Rodger Douglas
RODGER DOUGLAS

JABORANDI - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/10/2016

Parabens pelo trabalho Marcelo, muito bom!
Qual a sua dúvida hoje?