MilkPoint pergunta: A estiagem de janeiro e início de fevereiro afetou a produção de silagem na sua região?
Há algum tempo estamos publicando matérias sobre a falta de chuvas em alguns Estados do Brasil, a qual está comprometendo as culturas dos principais grãos, a qualidade das pastagens e a produção de silagens nas fazendas leiteiras. Contudo, o MilkPoint pretende fazer um levantamento junto aos seus leitores para estimar o quanto a estiagem está realmente afetando a produção de silagem nas diversas regiões do país. Participe, deixando o seu comentário!
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
O CEPEA divulgou no início do mês que o clima quente e seco em grande parte do Centro-Sul do País tem prejudicado a maioria das culturas produzidas nessas regiões, principalmente a segunda safra de milho e soja, com consequente elevação nas cotações destes produtos no mercado. Os pesquisadores destacaram também que o comprometimento das pastagens pela falta das chuvas, época incomum disso acontecer, pegou os pecuaristas de surpresa os quais estão tendo que recorrer à suplementação para manter os índices de produção dos rebanhos leiteiros.
Entretanto, diante deste veranico, até mesmo a suplementação está sendo um problema para os produtores, pelo comprometimento da produção de silagem. Em diversas regiões, como em Minas Gerais (veja matéria relacionada), as culturas de milho secaram antes mesmo da formação dos grãos, o que inviabiliza seu uso para a produção de silagem.
Diante destes fatos, o MilkPoint pergunta:
A estiagem de janeiro e início de fevereiro afetou a produção de silagem na sua região?
Participe desta enquete deixando o seu comentário abaixo.
Dede já agradecemos pela participação.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

BOM DESPACHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 27/02/2014

SÃO JOÃO BATISTA DO GLÓRIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 26/02/2014

UNAÍ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 25/02/2014
PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 24/02/2014

LAMBARI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 24/02/2014
VIÇOSA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 23/02/2014
No início da safra tivemos uma grande quantidade de chuva, que começou a prejudicar o desenvolvimento das lavoura que estavam em áreas de baixadas, e regiões onde o solo é muito arenoso, limitando um pouco o desenvolvimento inicial das plantas de milho!
Após esse perído sofremos com a estiagem que em algumas regiões chegaram a chuver apenas 20 milimitros em janeiro, mas na média geral na área que atuo não passamos de 100 milimetros em janeiro, o que não é suficiente para cultura do milho, uma vez que nesse mês a cultura estava em pleno florescimento.
De uma modo geral tivemos bons resultados apenas na lavouras plantadas dentro do mês de outubro, os plantios no mês de novembro e dezembro os resultados não foram satisfatórios, pois tivemos quebra de produtividade que variam de 30% a 50% de volume e qualidade, em função do clime.
Mais um vez devemos nos atentar para a época de pantio! Plantio deve ser CEDO!!
Acredito que a forma mais barata de recuperar esses problemas que tivemos é o plantio de uma safrinha, buscando amenizar os problemas da falta de volumoso de qualidade na propriedade, pois estamos vendo que quando fechamos os planejamento forregeiro das propriedades a conta não fecha e buscar comida fora da propriedade no meu ponto de vista temos dois problemas: custo alto e baixa qualidade!
Fellipe de Almeida Campos!

IBAITI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 22/02/2014

MARINGÁ - PARANÁ - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS
EM 22/02/2014
Na região de Colorado, Noroeste do Paraná, a situação é crítica, pois desde meados de dezembro chove pouco, com chuvas mal distribuídas. Como consequência disso, a grande maioria das propriedades está com baixa produção de pasto, tendo que o produtor complementar essa falta através de uso de subprodutos de indústria (bagaço de laranja, massa de mandioca, entre outros), além do aumento do uso da ração concentrada. Tudo isso está aumentando muito o custo de produção. Quem não está fazendo isso, está vendo a produção baixar e o gado emagrecer.
Já, para o próximo inverno, a situação pode ser ainda mais crítica, pois as produções das principais forrageiras usadas na região, como cana e milho e sorgo para silagem, tiveram e estão tendo baixos rendimentos. Como solicitado, as perdas de silagem estão acima de 50% aliadas a baixa qualidade, pela falta de grãos e pela requeima das folha mais baixas.
Vamos rezar para que nossos companheiros produtores, e heróis, possam contar com chuvas bem distribuídas nos próximos meses.

PIUMHI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 22/02/2014

BOM SUCESSO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 22/02/2014

APUCARANA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 21/02/2014

JACAREZINHO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 21/02/2014

PRATA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 21/02/2014
Prata-MG-(triangulo mineiro)
Afetou e muito a silagem e as pastagem .
muitos produtores estão plantando novamente por que o volumoso esta escaço .
acreditando em chuvas daqui pra frete ,por que aqui o tempo agora mudou e esta chovendo

CARAZINHO - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 21/02/2014

PORTO FRANCO - MARANHÃO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 21/02/2014
VARGEM GRANDE DO SUL - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 21/02/2014
GURUPI - TOCANTINS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 21/02/2014
Já na Lagoa da Confusão, uma região de plantio irrigado, a colheita está prejudicada pelas chuvas, segundo informações.
Infelizmente, a mídia quando fala de clima, só faz mais alusões à pessoas que vão para a praia; quando o clima é bom para o campo, falta estrada e o resto. Viva o Brasil.

SANTO ANTÔNIO DO MONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 20/02/2014
SANTA JULIANA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 20/02/2014

CORONEL XAVIER CHAVES - MINAS GERAIS
EM 20/02/2014