MG: Vacas de elite para todos
A produção leiteira de Minas deve tomar novos rumos a partir de agora. Na semana passada, o governador Alberto Pinto Coelho assinou decreto que implementa o Pró-Fêmeas, iniciativa que visa à obtenção de animais geneticamente superiores [...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Os criadores interessados em participar do programa devem procurar uma unidade da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) ou de Girolando. As ações do Pró-Fêmeas serão realizadas com recursos financeiros previstos no orçamento do governo do estado, créditos adicionais e recursos provenientes de crédito interno ou externo, de parcerias entre o estado e o setor privado, entre outras fontes. O Pró-Fêmeas é uma extensão do Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais).
“Esse novo programa certamente terá o mesmo êxito de outras iniciativas, que acabam se estendendo para o restante do país. Temos orgulho em dizer que Minas tem vocação para o setor da agropecuária. O que me deixa satisfeito é ver que, nos últimos 12 anos, Minas teve um aumento da participação do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária, passando de 9%, em 2002, para 13%, em 2013. São resultados como esse que mostram a competência do nosso estado e dos nossos organismos estatais de apoio ao produtor”, afirmou Pinto Coelho.
AVANÇO
Os programas, em conjunto, poderão oferecer a partir de 2018, em feiras e leilões, touros e fêmeas geneticamente melhorados, com comprovação pelo programa genético oficializado pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Somente neste ano, foram realizadas, pelo Pró-Genética, 40 feiras e leilões de touros, possibilitando a venda de cerca de mil animais de origem comprovada. O valor obtido com a venda dos reprodutores alcançou a média de R$ 5 mil a R$ 6 mil por cabeça.
Segundo o IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), Minas conta com um rebanho bovino de 23,6 milhões de cabeças. As fêmeas somam 15,6 milhões, e o número de machos alcança 7,9 milhões. São 376 mil produtores rurais voltados para a bovinocultura. O estado produz anualmente 8,8 bilhões de litros de leite, que lhe garantem o primeiro lugar no ranking nacional, com cerca de 30% da produção. A pecuária mineira responde ainda por cerca de 1 milhão de toneladas de carne bovina por ano.
As informações são do Sistema Faemg
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO
EM 13/01/2015
vamos pagar para vêr.

MANHUAÇU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 29/12/2014

GOVERNADOR VALADARES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 29/12/2014

BOM JARDIM - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 28/12/2014
no entanto o melhoramento, dos sistemas de produção, que darão o suporte a produção destas vacas melhoradas, se faz necessária e a instrumentalização ( ordenhadeiras mecânicas, tanques de resfriamento, botijões de nitrogênio para sêmen, picadeiras de forragens, tratores e seus implementos .... etc.), não pode ser esquecida, pois o melhor combate a dependência do preço do leite é a eficiência e a escala de produção.
Um abraço e votos de sucesso no Ano Novo !!!!!!!!!!!

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 27/12/2014

SOROCABA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 24/12/2014