Para o superintendente de Interlocução e Agroindústrias da Seapa - Milton Nunes, o 1º Seminário Técnico e Científico sobre o QMA foi idealizado para trabalhar as diversas questões que só podem ser definidas após comprovação científica. Segundo Milton, os queijos produzidos através de leite cru precisam ser estudados e pesquisados, afinal, tratam-se de alimentos.
O queijo minas artesanal é considerado patrimônio dos mineiros e é produzido em 7 regiões produtoras: Canastra, Cerrado, Araxá, Salitre, Serro, Campo das Vertentes e Triângulo. Cada região possui um “terroir”, razão pela qual, necessita de estudos e pesquisas respeitando suas características regionais.
O gerente de Educação Sanitária e Apoio à Agroindústria Familiar do IMA Gilson de Assis Sales, da comissão organizadora do evento, explica que o objetivo do seminário é promover um ambiente que propicie compartilhar informações técnico-científicas sobre o queijo minas artesanal fomentando o diálogo entre produtores, meio acadêmico, iniciativa privada e entidades do setor. “A realização do seminário surgiu a partir de uma percepção da necessidade de um volume maior de informações científicas sobre o assunto. Com o seminário queremos iniciar um processo pelo qual pesquisas futuras estejam em sintonia com as demandas apresentadas pelos produtores, pelo estado e academia”, diz Sales.
Novas pesquisas
De acordo com Sales, durante o seminário o público poderá contribuir com sugestões de novas pesquisas a serem realizadas e que poderão, futuramente, subsidiar os órgãos responsáveis na elaboração de normas e legislações para controlar e normatizar a produção do queijo minas artesanal. “Entre as informações que precisam ser alinhadas estão o período adequado de maturação dos queijos para cada microrregião produtora, o estudo da microbiota dos queijos, o potencial probiótico (benéfico) das bactérias ácido láticas presentes nos queijos e a composição do fermento lácteo natural (pingo) das regiões, entre outras”, disse Sales.
1° Seminário Técnico Científico sobre o Queijo Minas Artesanal
Dias: 07, 08 e 09 de novembro
Local: Laboratório Nacional Agropecuário em Minas Gerais (Lanagro) – Av. Rômulo Joviano, s/nº – Pedro Leopoldo (MG).
As informações são do SF Agro Notícias Agropecuárias.