De acordo com o diretor operacional do Grupo LALA, Gabriel Fernandez, “para todo o ano, as vendas líquidas do LALA cresceram 7,1% para quase US$ 2.64 bilhões”. O aumento nas vendas ocorreu principalmente devido à estratégia de preços implementada. O aumento nos volumes foi resultado das estratégias de vendas e negócios e ao crescimento não orgânico pela aquisição da Eskimo S.A., e a operação de novas categorias no portfólio.
O relatório mostrou que as vendas no segmento de leite (incluindo bebidas lácteas e leite em pó) cresceram 6,3% em 2015 comparado com 2014, para US$ 1,8 bilhão. Outros produtos lácteos, incluindo creme, manteiga, iogurte, queijos, sorvete e sobremesa viram um aumento de 13,3%, para US$ 770 milhões. O segmento de bebidas (incluindo chás e sucos) caíram 11,6%.
O diretor executivo do Grupo LALA, Scot Rank, disse que “O ano de 2015 foi de muitos desafios, mas também, de conquistas significantes. Fomos capazes de nos preparar para o futuro, mantendo os resultados sólidos que nos definem. Com a abordagem e as estratégias corretas, durante 2016 continuaremos tendo resultados que reiteram o compromisso com a distribuição de valor para todos os nossos grupos de interesse. As categorias de queijos e iogurte foram as linhas de produtos mais rápidas durante o ano e temos espaço para crescer em ambas as categorias em 2016 e depois. Nós também estamos crescendo em nossa divisão de leite através de muitas estratégias, incluindo aumento de tamanho”.
Rank também disse que 2016 fornece muitas oportunidades para o LALA. “Hoje, acreditamos que a oportunidade de crescer no México é maior do que originalmente esperávamos. Todas as oportunidades que vemos no mercado incluem crescimento nas vendas na categoria de maior valor, como iogurte, queijos e creme, via inovação que captura a tendência em direção a estilos de vida mais saudáveis. Estamos vendo que o consumidor mexicano está cada vez mais focado em alternativas mais saudáveis e nutritivas e essa é uma excelente notícia para a indústria de lácteos e para o LALA em particular”.
Investimento na América Central
Ele disse que a aceleração do crescimento orgânico no México é importante. “Para conseguir isso, estaremos expandindo nossa capacidade instalada e desenvolvendo nosso portfólio por meio da inovação focada no consumidor. Focaremos em novas embalagens, melhor execução no mercado e algumas soluções para os clientes em 2016”. Rank disse que o LALA planeja expandir e consolidar sua operação na América Central por meio de aquisições recentes e um novo complexo de produção na Nicarágua. Ele disse também que nos últimos três anos o LALA investiu quase US$ 150 milhões na região.
As informações são do Dairy Reporter.