Meta-análise: probióticos reduzem problemas de pele em crianças

A suplementação com probióticos, como o Lactobacillus acidophilus, quando realizada pré ou pós o nascimento, reduz a sensibilidade da pele em crianças, o que pode minimizar em até 44% desordens como o eczema, disseram pesquisadores após avaliar estudos publicados.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

A cepa de probióticos Lactobacillus acidophilus reduz a sensibilidade da pele em crianças, o que pode reduzir desordens como o eczema, disseram pesquisadores após avaliar estudos publicados – contudo, outros problemas alérgicos, como asma e respiração sibilante, não foram afetados.

Quando administrada pré ou pós o nascimento, a cepa de Lactobacillus reduziu significativamente a sensibilização e os níveis de imunoglobulina quando as crianças foram testadas mais tarde, disseram os pesquisadores liderados por Nancy Elazab, da unidade de pediatria da Universidade de Miami.

Os níveis de imunoglobulina tipicamente aumentam durante reações alérgicas – especialmente em sistemas imunológicos em desenvolvimento, como os dos bebês e crianças. A revisão sistemática mostrou que o consumo de probióticos provocou certas respostas dos linfócitos que resultaram em benefícios para a pele.

Os efeitos podem ser maiores se os períodos de acompanhamento forem feitos durante a infância, disseram os pesquisadores, dizendo que as descobertas foram mais relevantes naqueles com altos riscos de alergias. “Futuros estudos devem considerar cepas específicas de probióticos, períodos mais longos de acompanhamento e talvez associações com oligossacarídeos, particularmente quando se avalia os efeitos dos probióticos na redução dos riscos de asma e respiração sibilante”.

Mais de 20 estudos de intervenção publicados entre 2001 e 2012 foram muito relevantes para a análise realizada principalmente na Europa, mas também na Ásia e Oceania. A revisão foi feita após um estudo recente que descobriu que a administração de suplementos de Lactobacillus rhamnosus HN001 à mulheres que seriam mães e a continuação da suplementação aos bebês até dois anos de idade levou a uma redução de 44% na incidência de eczema em crianças de até 6 anos de idade, comparado com placebos.

A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Adalberto Batalha
ADALBERTO BATALHA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 15/02/2014

Excelente as informações.
Qual a sua dúvida hoje?