A fácil disponibilidade de produtos e a maior ênfase nos produtos de baixas calorias e pouca gordura estão direcionando o consumo de iogurtes na Índia. Os iogurtes estão gradualmente ganhando espaço dos produtos lácteos tradicionais nas cidades urbanas e semiurbanas devido à maior conscientização sobre saúde, melhor qualidade dos iogurtes embalados e mais sabores. Com a crescente demanda por iogurtes e somente algumas empresas organizadas oferecendo esse produto, os preços deverão crescer até 2021, disse o relatório.
Atualmente, cerca de 80% da produção de lácteos da Índia vem de pequenas empresas, com um tamanho médio de rebanho de apenas uma ou duas vacas. As companhias maiores e mais organizadas da Índia, bem como as cooperativas, estão tentando combinar a pequena produção localizada aos “centros de demanda” em todo o país.
O gerente de pesquisa do TechSci Research, Laltu Sinha, disse que a indústria está mudando. “O mercado de produtos lácteos indianos deverá testemunhar uma mudança de um setor desorganizado para um organizado”, disse ele. O aumento no setor organizado na Índia no mercado de produtos lácteos pode ser atribuído à maior demanda por produtos lácteos embalados de alta qualidade, especialmente em áreas urbanas. Em áreas rurais, a aceitação de produtos lácteos embalados está lentamente ganhando espaço. Entretanto, o mercado de lácteos é altamente fragmentado com as dez maiores companhias ocupando menos de 60% de participação de mercado.
O mercado de iogurtes é direcionado por várias importantes sociedades de cooperativas de leite, disse Sinha. Gujarat Co-operative Milk Marketing Federation Ltd, Mother Dairy, Punjab State Cooperative Milk Producers Federation e Karnataka Cooperative Milk Producers Federation Ltd, fornecem seus produtos a mais de quatro estados. Sinha disse que o mercado indiano de iogurtes tem influências estrangeiras. “Os estilos de vida que estão mudando rapidamente influenciam as gerações mais jovens da Índia para se adaptar a novos produtos como iogurtes, bebidas probióticas etc. Os consumidores estão enfatizando a qualidade dos produtos. Isso dará vantagens às companhias internacionais com relação às regionais no segmento de iogurtes e as estabelecerá no mercado de lácteos indiano. Até agora, apenas poucas companhias têm uma presença no mercado de iogurtes”. Sinha disse que as cinco companhias são: Nestlé, Danone, DSM, Red Mango e Yogurberry.
“As companhias estrangeiras precisam ser muito inovadoras, o que as ajudará a ganhar posição no mercado de lácteos da Índia. As companhias deverão melhorar sua presença local por meio de várias fusões e aquisições, bem como melhorar sua cadeia de fornecimento. O produto está ganhando popularidade na Índia devido à entrada de uma série de companhias organizadas no mercado”, comentou Sinha. De acordo com ele, os consumidores preferem novos sabores de iogurte e por isso, esse mercado está crescendo. Os sabores mais populares atualmente são frutas com morango e blueberry. Outros sabores populares são manga, baunilha e chocolate.
À medida que aumenta o consumo de iogurte com sabor, também aumenta a demanda por produtos mais saudáveis. “A demanda por iogurtes probióticos e com baixo teor de gordura aumentou devido à maior conscientização sobre esses produtos, especialmente em áreas urbanas”, pontuou.
A rotulagem clara está se tornando importante no país e o iogurte não é exceção. As companhias estão adotando cada vez mais rótulos claros para melhorar a imagem de sua marca no mercado de lácteos, disse Sinha. Ele notou que a maior conscientização sobre os benefícios para a saúde de produtos, os maiores níveis de renda disponível, a crescente demanda do segmento de classe média e os preços acessíveis, estão direcionando a demanda por iogurte na Índia.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.