Aberta oficialmente no último dia 15, a Megaleite 2014 reúne até o dia 20 de julho as principais raças leiteiras do Brasil, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). A solenidade de abertura contou com a participação de mais de 200 pessoas, dentre elas: autoridades políticas, criadores, representantes de empresas e entidades do setor.
O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Jônadan Ma, destacou em seu discurso a importância da cadeia leiteira para o desenvolvimento do país. A atividade está presente na maioria das cidades brasileiras, sendo a principal fonte de renda de muitas famílias, e emprega um grande número de trabalhadores rurais. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, André Merlo, disse que é preciso equilibrar a cadeia para que todos possam ter renda e ressaltou a importância do agronegócio para o PIB brasileiro. Já o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, cobrou ajustes na legislação brasileira para possibilitar maior crescimento do agronegócio.
Durante a solenidade, houve o desfile dos animais das raças Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Guzerá, Sindi e Indubrasil que estão participando das competições da Megaleite 2014. Logo em seguida, foi feita a entrega da homenagem “Jubileu de Prata” aos ex-presidentes da Girolando, às entidades, empresas, criadores e colaboradores que contribuíram para os 25 anos de fundação da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Outra homenagem entregue foi o “Mérito Girolando”. Os agraciados, por categoria, foram: Criador - Pedro Ananias de Aguiar e Luiz Evandro Aguiar (in memoriam); Produtor de Leite - José Renato Chiari; Jovem Criador - Leonardo Xavier e Minoro Hélio Maurício Yamamoto Júnior (in memoriam); Mulher - Mila de Carvalho Laurindo e Campos; Personalidade do Ano - ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller; Liderança Política - senadora Kátia Abreu.
O Fórum de Debates encerrou as atividades da abertura da Megaleite 2014. Lideranças do setor discorreram sobre o tema: “Perspectivas da Cadeia Produtiva do Leite no Brasil e no Mundo”. Os debatedores foram Cenyldes Moura Vieira (Presidente da Calu), Vicente Nogueira (Presidente da Comissão de Leite da OCB), Rodrigo Sant’Anna Alvin (Presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados do MAPA), Paulo do Carmo Martins (Chefe Geral da Embrapa Gado de Leite), Ronan Salgueiro (diretor da Girolando).
Todos destacaram que a cadeia leiteira precisa avançar para se tornar um grande exportador de leite, mas que muitos avanços foram registrados nos últimos anos. O país saiu de uma produção de 7,3 bilhões de litros de leite na década de 70 para atuais 35 bilhões de litros. Apenas 50 municípios no Brasil não produzem leite. A expectativa é de que o país assuma este ano a terceira colocação em produção mundial de leite.
A notícia é da Assessoria de Comunicação da Megaleite.
Megaleite 2014 é inaugurada e debate mercado do leite
Aberta oficialmente no último dia 15, a Megaleite 2014 reúne até o dia 20 de julho as principais raças leiteiras do Brasil, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). A solenidade de abertura contou com a participação de [...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.