Marketing esportivo: laticínios chegam a investir 30 milhões

A estratégia consiste na associação entre a prática de esportes e o consumo de leites e derivados com uma vida de saúde e bem-estar. Os resultados para o negócio já são possíveis de se ver na prática.[...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Os investimentos em marketing esportivo por parte das empresas de laticínios de Minas Gerais têm crescido ano a ano, representando grande parte dos dos cerca de 2,5% do faturamento das companhias que são destinados às suas ações de marketing. A estratégia consiste na associação entre a prática de esportes e o consumo de leites e derivados com uma vida de saúde e bem-estar. Os resultados para os negócios já são possíveis de se ver na prática: ganho de novos mercados, aumento no número de consumidores e presença garantida na mídia a cada aparição dos times ou dos atletas que levam suas marcas estampadas nos uniformes.

A Embaré Indústrias Alimentícias S/A, com fábrica em Lagoa da Prata (Região Centro-Oeste), por exemplo, vem aumentando cada vez mais seu leque de participação no meio esportivo por meio de cotas de patrocínio. De acordo com o diretor-presidente da empresa, Hamilton Antunes, a ação já é mais evidente no Nordeste, onde se vê a marca do Leite Camponesa estampada com maior frequência em times de Alagoas e Pernambuco.

Em Minas Gerais a estratégia chegou recentemente, mas cresce a cada ano. Conforme ele, a comercialização do leite UHT no Estado teve início em 2011, por isso, as ações de marketing esportivo também se iniciaram um pouco mais tarde. “Em 2013 demos os nossos primeiros passos no esporte mineiro. Começamos pela equipe de vôlei feminino do Minas Tênis Clube, depois chegamos ao futebol dos times do Interior. Agora já é possível ver a marca estampada também nos uniformes da equipe masculina de voleibol do Minas", explica.

Antunes destaca que atualmente cerca de 2,5% da receita líquida da empresa vai para os investimentos em marketing e que grande parte deste montante é direcionada para as campanhas em esporte. "Começamos com algo pequeno no Nordeste e agora já temos presença cativa nos times de Minas Gerias. No caso do time feminino de vôlei somos o patrocinador master", ressalta.

Tamanha atuação e investimento, o leite Camponesa já chegou ao posto de primeira marca do produto na Região Metropolitana de Belo Horizonte e segunda de todo o Estado. "Isso já é resultado desse trabalho", diz.

Já que a ação vem dando tão certo a ideia é continuar. Segundo o diretor-presidente, a Embaré seguirá investindo em 2015 e os aportes para a área estão asssegurados. Apesar de não especificar quanto será destinado ao marketing esportivo, ele afirma que as inversões da companhia no decorrer deste exercício deverão somar algo em torno de R$ 30 milhões. O valor é inferior ao aportado no ano passado (R$ 50 milhões)

No caso da Cooperativa Central Mineira de Laticínios (Cemil), sediada em Patos de Minas, na região do Alto Parnaíba, segundo o presidente João Bosco Ferreira, os recursos destinados a cada exercício às ações de marketing ultrapassam os 1,5% do faturamento da companhia e boa parte desse montante é aplicada na área de esportes. Isso porque, segundo ele, esta é uma área atrativa a novos consumidores.

No fim do ano passado a empresa firmou contrato com os dois maiores times de futebol do Estado - Atlético e Cruzeiro – para uma cota de patrocínio válida para 2015 e 2016. Os valores dos contratos são similares, mas não foram divulgados. Os dois clubes já emprestavam suas marcas para caixas de leite da empresa, que também patrocina times do Interior como Patos de Minas, URT e Mamoré.

As informações são do Diário do Comércio.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?