Marca de pão de queijo Nuu abre loja no Leblon e já utiliza 3 toneladas de queijo/mês em sua produção

Tudo começa com vacas holandesas pastando soltas em uma fazenda na Serra do Salitre, em Minas. São delas o leite que vira o queijo levemente picante e curado por 21 dias que faz parte da receita do pão de queijo da NUU. Os outros ingredientes também são artesanais e mineiríssimos ? e este é um dos trunfos da marca.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Tudo começa com vacas holandesas pastando soltas em uma fazenda na Serra do Salitre, em Minas. São delas o leite que vira o queijo levemente picante e curado por 21 dias que faz parte da receita do pão de queijo da NUU. Os outros ingredientes também são artesanais e mineiríssimos — e este é um dos trunfos da marca.

 pão de queijo da NUU

Por trás disso, está a mineira Rafaela Gontijo, que veio morar no Rio quando se formou em Relações Internacionais e, para matar a saudade de casa, preparava o salgadinho sempre que podia. No começo, trazia e congelava. Os amigos pediam, os vizinhos batiam na porta, e ela decidiu largar o trabalho na Johnson & Johnson para vender os pãezinhos. Rafaela então se juntou com Luisa Sá e os chefs Erik Nako e Cristiano Lanna e lançou a NUU. Para chegar à receita perfeita, ela e Erik percorreram as cozinhas e os livros das quituteiras, doceiras e avós mineiras, visitaram produtores de mandioca e costumavam acordar às 5h para ordenhar as vacas e fazer o queijo. Até que encontraram a harmonia ideal entre os ingredientes e decidiram qual seria a combinação. Depois, foram em busca de uma fábrica que pudesse produzir as bolinhas. Encontraram uma em Lagoa Formosa, pertinho da fazenda onde Rafaela cresceu.

"Começamos vendendo em eventos, como O Cluster e a Junta Local. Hoje, estamos em restaurantes, hotéis, cafés, delicatessens e supermercados. Em janeiro, abriremos uma loja temporária no Leblon" — adianta Rafaela, que agora precisa de três toneladas de queijo por mês para suprir a demanda. "Já usamos queijos produzidos pelas fazendas vizinhas. Queremos e estamos crescendo, mas tomo muito cuidado para manter a mesma qualidade".

pão de queijo NUU - Rafaela Gontijo
Rafaela Gontijo e os queijos de sua fazenda

Os pães de queijo são sempre simples (“Não colocamos parmesão por cima e que tais”), podem vir em embalagens de vários tamanhos, P, M, G e GG, e, nos eventos, saem em versões recheadas. A ideia é preparar sabores mineiros para combinar. Os hits são doce de leite ou o “carne de lata”, com porco na banha preparado na fazenda, o queijo curado da Serra do Salitre e pesto. Tem também o de linguiça artesanal com vinho tinto e erva-doce. São produtos da estação em combinações tradicionais. Todos viram sanduíches irresistíveis.

"Trago tudo de Minas, sempre", conta a empresária, 28 anos, que já está com ponto de venda em São Paulo. "Temos um espaço no Itaim e distribuímos para toda a cidade. Para esta expansão, a NUU ganhou nova embalagem, que lembra os sacos de leite antigo". 

 pão de queijo da NUU

Em tempo, quem ainda não entendeu o nome, aqui vai a explicação: “Nuu” é uma expressão famosa em Minas, que significa algo como “bom demais da conta”."Gostamos de destacar a mineirice do produto", diz Rafaela, com seu sotaque gostoso de ouvir.

pão de queijo NUU - Rafaela Gontijo

Confira o vídeo abaixo sobre a NUU: 


As informações são do jornal O Globo.

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Neiva panicacci
NEIVA PANICACCI

PATOS DE MINAS - MINAS GERAIS

EM 04/01/2017

A tradição associada à modernidade faz com que essa delicia se perpetue no paladar dos cariocas e paulistas que tem o prazer de provar esse quitute mineiro e falar espontaneamente NUU , que trem bão sô !!!
Darleny
DARLENY

PATOS DE MINAS - MINAS GERAIS

EM 04/01/2017

Rafaela fico muito feliz pela NUU. Parabéns!

Tanto pelo cuidado em oferecer, com toda originalidade o nosso tradicional e amado pão de queijo mineiro!!! Certeza que nas diversas e agradáveis mesas brasileiras, todos somente dizem NUUuuu que delícia!!!! Bj linda.
Ricardo César Machado Braga
RICARDO CÉSAR MACHADO BRAGA

PATOS DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/01/2017

Excelente pão de queijo!!!
Qual a sua dúvida hoje?